Antigo aluno da UA tem arranjos na canção vencedora do festival da Eurovisão.

2017-05-15 09:59

Categoria: 

Concelho: 

Há dedo de um antigo aluno da Universidade de Aveiro nos arranjos de "Amar pelos Dois" cantado por Salvador Sobral e que venceu o Festival da Eurovisão.

Luís Figueiredo, músico e atual instrutor de Jazz na UA, assina arranjos de tema vencedor do Festival da Canção.

O antigo aluno foi o responsável pelo arranjo e tocou piano no tema vencedor do Festival da Canção 2017. Luís Figueiredo ficou muito surpreendido e considera um “bom sinal” uma canção assim vencer o Festival.

Ficou imensamente surpreendido pela vitória da canção “Amar pelos Dois”, cantada por Salvador Sobral e da autoria de Luísa Sobral, no Festival da Canção 2017.

Luís Figueiredo, que assina vários discos na área do jazz contemporâneo em nome próprio ou integrado no projeto “Songbird” (de João Hasselberg) e assina os arranjos e toca piano em “Amar pelos Dois”, acha que a canção não corresponde ao estereótipo de canção “festiva” e “festivaleira” que, normalmente, vence festivais.

A aproximação de Luís Figueiredo a outros territórios exteriores ao jazz e, especificamente, a colaboração com Luísa Sobral, não é nova. Foi coprodutor e pianista em “Lu-pu-i-pi-sa-pa”, de Luísa Sobral, editado em 2014.

Luís Figueiredo concluiu a licenciatura na UA, onde desenvolveu também o doutoramento em Música - Etnomusicologia sob orientação de Susana Sardo e de Mário Laginha. Na UA, Luís Figueiredo estudou com Vitali Dotsenko, Fausto Neves, António Chagas Rosa e outros. Também estudou no Hot Clube de Portugal, com Filipe Melo, Bernardo Moreira e Bruno Santos. É investigador do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Música e Dança (INET-MD).

foto e texto: UA