Aniversário do aquário de bacalhaus abre porta do Museu Marítimo a visitantes.

2016-01-15 21:16

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo assinala este sábado o 3.º aniversário do aquário dos bacalhaus do Museu Marítimo. Este é um dia de entrada gratuita e programa especial comemorativo. Logo pela manhã realiza-se o concerto para bebés “As cores do meu Aquário” (já esgotado), pela “MúsicAmiga”, junto ao Aquário dos Bacalhaus, dirigido a crianças dos três meses aos quatro anos. O concerto promete levar pais e filhos à descoberta de sons, luzes e tons, numa viagem pelo mundo da música e da fantasia, tendo como fundo um cenário privilegiado.

As comemorações do 3.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus ficarão também marcadas pela abertura da exposição de fotografia de Virgílio Ferreira, "Ser e Devir", patente na Sala de Exposições Temporárias até 24 de abril.

Este projeto, desenvolvido durante o ano 2013, está integrado no prémio europeu “1000 WordsAward”, organizado pela 1000 WordsPhotography (UK), em colaboração com a Cobertura Photo (Espanha), Atelier Visu (França) e em associação com a MagnumPhotos.

Um dosmomentos altos é o lançamento da 3ª edição do Prémio Octávio Lixa Filgueiras. Instituído pela Câmara Municipal de Ílhavo, através do Museu Marítimo de Ílhavo, este programa visa promover a investigação na área das Ciências Sociais, dedicada a temas de cultura do mar.

Este galardão invoca e divulga a obra de um dos mais reconhecidos investigadores portugueses de temas de cultura marítima, o Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras. As candidaturas podem realizar-se até 27 de maio (mais informações e regulamento em www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt) e o prémio será entregue a 19 de novembro.

Nas comemorações está também integrada a apresentação de um projeto de teatro de comunidade com base na obra dramatúrgica de Bernardo Santareno, "O Lugre".