Albergaria inaugura estátua da rainha D. Teresa.

2017-11-09 15:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria inaugura este sábado, às 16h, junto à Biblioteca Municipal, a estátua da Rainha D. Teresa. No mês em que se celebram os 900 anos de Albergaria-a-Velha, a Câmara Municipal inaugura a estátua da Rainha D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques e fundadora do território através da Carta de Couto de Osseloa de 1117.

A estátua da Rainha D. Teresa é uma obra do artista Hélder Bandarra, membro fundador do AveiroArte - Círculo Experimental de Artistas Plásticos de Aveiro e autor da estátua Princesa Santa Joana, que se encontra junto do Museu de Aveiro.

A estátua foi executada em bronze e tem dois metros de altura, estando colocada sobre uma base de um metro e 90 centímetros.

No âmbito das comemorações dos 900 anos de Albergaria-a-Velha, a Câmara Municipal apresenta, no mesmo dia, pelas 15h30, o inteiro postal comemorativo da data e, pelas 16h30, inaugura, na Biblioteca Municipal, a exposição documental “Das Origens a Osseloa”.

A mostra reúne, pela primeira vez, os achados arqueológicos das escavações efetuadas nas Mamoas do Taco, no Monte de São Julião e em Cristelo, que constituem provas materiais dos povoamentos humanos anteriores à Carta de Couto de Osseloa.

A seguir à exposição é apresentado o quarto número da Revista Albergue, uma publicação anual que promove a inventariação, preservação, valorização e divulgação da História e do Património do Concelho de Albergaria-a-Velha. Na edição de 2017, o leitor pode encontrar artigos que versam sobre arte sacra, demografia, genealogia e património natural, entre outros, destacando-se dois textos relativos às origens do território – “Os Marnéis – A Família de Gonçalo Eriz Fundador de Albergaria-a-Velha em 1117”, de Delfim Bismarck Ferreira e “As Singularidades da Carta de Couto de Osseloa (1117)”, de Maria Alegria Marques.

Em novembro, o programa das comemorações dos 900 anos de Albergaria-a-Velha inclui ainda a peça de teatro “Osseloa”, a 18 de novembro, e a “Gala Lírica” da Orquestra Filarmonia das Beiras, com Carlos Guilherme e Isabel Alcobia, na noite de 25.