Águeda: Paulo Neves tranforma tronco de árvore caída em obra de arte.

2020-10-02 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O artista Paulo Neves assina a obra “Raiz com Alma” que parte do aproveitamento do tronco de um cedro do Parque da Alta Vila.

O temporal de Janeiro de 2013 afetou o Parque da Alta Vila, no centro de Águeda, um espaço que está a ser requalificado pela Câmara Municipal de Águeda, e nos destroços estava o tronco de um cedro que, agora, renasce como uma peça de escultura, trabalhada pelo artista Paulo Neves. 

Poucos dias depois da obra que apresentou na Costa Nova, Paulo Neves assina uma obra em Águeda.

O escultor entregou, ontem, a peça que vai ficar instalada temporariamente no largo do Centro de Artes de Águeda (CAA) até ser transferida para o seu local de origem, o Parque da Alta Vila.

“Lançámos o desafio ao Paulo Neves de encontrar a energia desta árvore e perpetuar esta raiz”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, no momento de recepção da peça, acrescentando que vai ficar exposta junto ao CAA até que estejam concluídas as obras “que estão a ser ultimadas” no Parque da alta Vila. 

“Esta magnífica peça ficará instalada num local distinto, num verdadeiro memorial a todas as árvores que caíram naquele temporal”, frisou o Edil.

A peça, com cerca de duas toneladas, foi trabalhada pelo artista de Cucujães (Oliveira de Azeméis) durante um mês, num processo criativo onde os sentidos são apurados. 

Ao início, quando viu a árvore e o estado em que se encontrava, pensou “que estaria toda podre. Mas comecei a descascar e percebi que aqui estava uma madeira fabulosa”, relatou, acrescentando que o processo criativo começou nesse instante. 

“Esta é uma árvore que, possivelmente, iria para o lume. Conseguimos salvá-la e foi transformada e eternizada numa peça de arte. Ressuscitou”, disse, ficando muito satisfeito com o facto de o seu destino ser “o local onde nasceu”.

Motivos que justificam o nome atribuído à peça: “Raiz com Alma”.