Águeda: Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento vai ser realizado em sessão online.

2020-05-07 15:36

Categoria: 

Concelho: 

O III Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento, em Águeda, vai ser realizado em sessão online.

Iniciativa, que decorrerá apenas online, é realizada pela Biblioteca Municipal Manuel Alegre e pelo Centro de Juventude de Águeda

Ao longo deste mês, a Câmara Municipal de Águeda, através da Bibliioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA) e do Centro de Juventude de Águeda (CJA), promove o III Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento, que irá decorrer apenas em formato online.

A programação preparada para este mês integra vários momentos, cujo ponto alto é a celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, no dia 21.

Proclamado pela UNESCO em 2001, este dia é, para aquele organismo, a “fundação estabelecedora de padrões coerentes, uma visão integrada da cultura nas complexas áreas de desenvolvimento, inovação, diálogo e coesão social”.

A população é convidada a participar nas atividades através das páginas do Facebook da BMMA e CJA.

A programação arrancou, na terça-feira, com a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalado com a leitura de contos tradicionais portugueses, no projeto “Hora do Conto” da BMMA, e com a partilha de sotaques.

A BMMA também dá continuidade, na sua programação, aos projetos “International Reading” ou o “Ponto ParagARFo”, tendo este mês como tema de fundo a interculturalidade ou a multiculturalidade.

Estão preparados ainda outros eventos, como conversas sobre esta temática e oficinas.

Os jovens voluntários europeus do CJA, sendo muito ativos na divulgação de valores europeus e da valorização das diferenças culturais, criaram conteúdos especialmente para este evento, promovendo as suas culturas e partilhando os seus conhecimentos sobre a temática da interculturalidade.

Destaque ainda para o projeto específico do voluntário Borja Muñoz, licenciado em antropologia e residente em Águeda desde outubro de 2019, que consiste em que a comunidade partilhe fotografias, vídeos e notícias com o hashtag #buildingdiversity, de forma a combater notícias discriminatórias e imagens enganadoras por causa do preconceito.

A comunidade é ainda convidada a partilhar vídeos de receitas culinárias multiculturais no grupo Multicultural Cooking no Facebook do CJA, que vai ter uma participação especial nas atividades do Dia da Europa (próximo sábado) e do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento (dia 21).

Este é o ponto alto desta programação e para este dia (21) estão previstas um conjunto de iniciativas, entre as quais se contam a leitura de contos tradicionais de todos os continentes (9 horas, no Facebook da BMMA), pelo Serviço Educativo da BMMA, uma conversa em videoconferência sobre interculturalidade (15 horas, no Facebook da BMMA) e a partilha de receitas multiculturais (19 horas, no grupo Multicultural Cooking do CJA em www.facebook.com/groups/543591966564480/).

Elsa Corga, vereadora da Cultura, Juventude e Ação Social da Câmara de Águeda, refere que “é com a compreensão e o conhecimento das nossas diferenças culturais que podemos construir, em conjunto e sem medo, uma sociedade mais coesa e de igualdade, com o respeito dos direitos e na concretização dos deveres de todos e todas”.