Câmara Municipal de Aveiro e Porto Digital assinam protocolo de cooperação.

2022-10-11 18:49

Categoria: 

Concelho: 

A visita às inovações tecnológicas desenvolvidas no ecossistema empresarial e empreendedor da Região de Aveiro, em exposição Largo do Mercado Manuel Firmino e na Praça da República, marcou o arranque oficial da Aveiro Tech Week, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Aveiro que, até domingo reforçará a cidade como palco privilegiado da arte, cultura e tecnologia.

A Bosch, parceira do evento, apresentou um conjunto de soluções que o parceiro disponibilizou para dar a conhecer a tecnologia desenvolvida em Aveiro, designadamente um robot corta relva autónomo, unidade de controlo de bicicleta elétrica, desenvolvida pelas equipadas de Aveiro e Ovar, e uma unidade inovadora de bomba de calor.

A demonstração seguinte foi da responsabilidade da Scubi, start-up finalista do Aveiro Tech City Challenges, que apresentou a solução de sensorização de edifícios públicos com vista à poupança energética e consumo de água dentro de edifícios, demonstrando a implementação já realizada numa escola do município e no Estádio Municipal de Aveiro, onde já e possível avaliar em tempo real os perfis de consumo de água, gás, eletricidade, emissões de CO2 com vista a identificar formas de melhorar o seu consumo energético.

Seguiu-se a Parkware que apresentou uma solução de desenvolvida no âmbito do mesmo programa, para a transformação digital em mercados e feiras a ser implementada no Município de Aveiro com objetivo de desmaterializar todo o processo de gestão e fiscalização dos mesmos tornando o processo digital e mais eficiente.

Por último o parceiro Ubiwhere, apresentou duas soluções desenvolvidas em Aveiro, a Urban Platform – uma solução web desenhada que disponibiliza um “digital twin” e o “status” em tempo real da cidade, suportando uma melhor tomada de decisão pelos gestores do espeço público, com o exemplo de Barcelona e o Smart PAYT – uma solução de recolha de resíduos do regime “pay-as-you-throw” desenhada para encorajar os cidadãos na separação de resíduos.

A comitiva seguiu até à Praça da República, foi possível ser feita demonstração City Catalyst - Demonstração de Serviços de Mobilidade Inteligente, em interação dinâmica com a rede de comunicações 5G, permitindo ajustar automaticamente a qualidade de serviço em função da capacidade da rede e da prioridade/criticidade do serviço, uma solução da Altice Labs em cooperação com o Instituto de Telecomunicações

Por último a apresentação do Ride2Autonomy, com a demonstração do “shuttle” de condução autónoma de transporte de passageiros, com uma pequena viagem de um percurso pré-definido entre a Praça da República e a Praça Marquês de Pombal. Dentro do “shuttle” foram efetuadas demonstrações de comunicações entre o veículo e a infraestrutura do Aveiro Tech City Living Lab, bem como a deteção de objetos e pessoas em redor do veículo.

O Município de Aveiro, em consórcio como Instituto de Telecomunicações e a Ubiwhere integram o projeto Europeu “Ride2Autonomy” que prevê a demonstração em 10 cidades Europeias de soluções de transporte público de passageiros com veículos de condução autónoma.

Na sessão de abertura, que decorreu no Teatro Aveirense, José Ribau Esteves destacou o papel fundamental do ecossistema da cidade, liderado por empresas privadas nacionais e multinacionais, Universidade de Aveiro, Instituto de Telecomunicações e Câmara Municipal de Aveiro, cujo trabalho desenvolvido ao longo do ano permite realizar a Aveiro Tech Week, “tornando-a numa montra de eventos para mostrar aos outros o que se desenvolve na cidade”.

De acordo com o autarca, “o município quis assumir a área tecnológica como uma referência da cidade e de política municipal e criar projetos para trabalhar com ecossistema de Aveiro, desafiando os operadores a levar a investigação e o desenvolvimento para a vida da cidade e das pessoas com múltiplas aplicações, sempre um cuidado de trabalhar a tecnologia ao serviço do ambiente, da energia e da mobilidade”. José Ribau Esteves destacou ainda a componente cultural do evento, uma área fundamental enquadrada no projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura, sublinhando o papel da tecnologia, “como instrumento de produção ao serviço da Cultura, com a realização dos eventos Criatech, Techdays Aveiro e Prisma/Art Light Tech, que apresentam na cidade instalações artísticas e de luz surpreendentes”.

A sessão de abertura contou com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, do Diretor de Estratégia de Inovação e Digital da Altice Labs, Paulo Firmeza, do Presidente da Missão “Recuperar Portugal” – Plano de Resiliência e Recuperação, Fernando Alfaiate, do Diretor Presidente do Porto Digital Brasil e Professor da UFPE, Pierre Lucena, e do Diretor Geral do Instituto de Telecomunicações, José Carlos Pedro, entre outros convidados, patrocinadores e artistas.

Constituída por três grandes eventos – Criatech, Techdays Aveiro e Prisma/ Art Light Tech, a Aveiro Tech Week decorre até dia 16 e propõe um riquíssimo programa de iniciativas abertas à cidade, à comunidade e a todos aqueles que se interessem por arte, cultura e tecnologia. As ações previstas desafiam o público a conhecer o que tem sido realizado na área da transição digital da cidade e a razão pela qual Aveiro se posiciona cada vez mais como o epicentro da rota Cultural e Tecnológica, ao mesmo tempo que convida esse mesmo público a vivenciar experiências únicas e inesquecíveis que apenas a fusão entre a Arte, a Cultura e a Tecnologia podem proporcionar.

De assinalar que esta semana decorre durante a Aveiro Tech Week, o Brazil Tech Days, um evento promovido pela Porto Digital Brasil, que inicia em Portugal a sua internacionalização. Esta é dinamizadora do maior parque tecnológico brasileiro, que escolheu Portugal, mais concretamente a cidade de Aveiro, como primeiro destino na sua estratégia de internacionalização. A empresa, conhecida por transformar um centro urbano de edifícios e arruamentos degradados num hub tecnológico da América Latina, durante os últimos 22 anos, é especialista em economia criativa, produção de software, desenvolvimento digital e tecnológico, música e outras expressões artísticas.

A empresa brasileira considera que Aveiro tem grande potencial como cluster tecnológico, por fazer uma ligação com o mundo académico e o ecossistema de inovação presente na região.

O objetivo é ligar Portugal e Brasil, criando um elo de empreendedorismo dinamizador entre ambos dois países.

Em agosto do presente ano, foi formalizado um Protocolo de Intenções entre a Câmara Municipal de Aveiro e o Núcleo de Gestão do Porto Digital de Recife, no Brasil, que tem como principal objetivo iniciar as diligências prévias para a criação em Aveiro de um Pólo do Porto Digital de Recife. Durante a Aveiro Tech Week a Porto Digital, em colaboração com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)APEX, organiza uma missão empresarial com mais de 25 investidores e empresários brasileiros para conhecerem o ecossistema Aveirense e explorarem as oportunidades de investimento.

O objetivo é que, ao longo dos próximos anos, a Porto Digital Recife, crie em Aveiro um Pólo Empresarial de fomento do desenvolvimento económico baseado em tecnologia, economia criativa, empreendedorismo e inovação.

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e um dos representantes da nova economia de Pernambuco, estado do Nordeste brasileiro. Instalado na área central e histórica do Recife, o Porto Digital atua na área de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa, além do foco no futuro das cidades por meio de prototipação com base em fabricação digital e internet das coisas (IoT).

Reconhecido pela sua territorialidade singular entre os ambientes de inovação, o Porto Digital é um parque urbano e aberto que se integra e influencia o quotidiano do bairro.

Considerado uma referência nacional, no Brasil, e eleito três vezes o melhor parque tecnológico do Brasil, o Porto Digital pretende expandir as fronteiras internacionais com o primeiro hub de tecnologia, inovação e negócios em Aveiro, Portugal. O passo inicial ocorre em território português na Aveiro Tech Week, com uma programação denominada de Brazil Tech Days.