UA acolhe 13ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge e debate “O papel da tecnologia para a sustentabilidade”.

2022-06-27 11:13

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) é a anfitriã da 13ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge, que decorre pela primeira vez numa universidade e pretende premiar a investigação científica.

O concurso apresenta-se em novo formato, “On the road”, passando pelos campus das universidades e no arranque da 13ª edição estará em Aveiro com mesa redonda subordinada ao tema “O papel da tecnologia para a sustentabilidade”.

A sessão, a partir das 9h45, na sala de atos académicos da Reitoria, promove o debate uma das temáticas mais relevantes da atualidade.

A Fraunhofer Portugal aproxima-se de estudantes, investigadores e universidades com este evento anual que vai passar por diferentes universidades.

A Universidade de Aveiro será a primeira anfitriã do Fraunhofer Portugal Challenge “on the road”.

Na abertura participam o Vice-Reitor para a Cooperação da UA, João Veloso, a Presidente do Conselho Executivo da Fraunhofer Portugal, Liliana Ferreira, dois ex-alunos e vencedores de edições anteriores do Fraunhofer Portugal Challenge, Pedro Rolo e Nuno Almeida, e o New Business Development Group Leader do Fraunhofer Portugal AICOS, Manuel Monteiro.

Para o debate sobre tecnologia e sustentabilidade estarão presentes Filipe Sousa (Head of Connected Things no Fraunhofer Portugal AICOS e Professor Convidado na UA), Carlos Miguel (Lab Manager no Fraunhofer Portugal AWAM), Nelson Martins (Professor Associado no Departamento de Engenharia Mecânica da UA) e Paula Vilarinho (Professora Associada no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da UA e Vice-Diretora do CICECO).

O Fraunhofer Portugal Challenge é um concurso de ideias que premeia as melhores propostas baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento, realizadas em universidades portuguesas.

O concurso distingue ideias inovadoras, de base tecnológica, com uma visão sustentável para o futuro.

A importância de uma produção e consumo sustentáveis, a sustentabilidade dos processos, o reforço da capacidade para o alerta precoce e redução de riscos de saúde, o acesso universal e equitativo a água potável, são desafios urgentes.

A ciência e a tecnologia são os principais aliados dos candidatos ao Fraunhofer Portugal Challenge na procura de contributos para estes desafios.

As candidaturas arrancam no dia 28 de junho e decorrem até dia 31 de Julho.

Organizado desde 2010, o Fraunhofer Portugal Challenge procura encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, motivando e premiando a investigação de utilidade prática através da atribuição de um prémio a estudantes e investigadores que melhor contribuam para a filosofia que sustenta a a aposta na investigação com aplicabilidade prática para o desenvolvimento económico e melhorar a vida das populações.