Aveiro: Autarquia apresenta programa cultural para celebrar dia da padroeira. Rua do Sal inaugurada no dia 14.

2022-05-03 16:10

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta o programa das Comemorações do Feriado Municipal que irão decorrer de 5 a 16 de maio, destacando-se, como habitualmente a Sessão Solene Comemorativa, a inauguração da Grande Exposição “Santa Joana Princesa 550 anos em Aveiro” e a Procissão em honra de Santa Joana de Aveiro, no dia 12 de maio, quinta-feira.

A comemoração do Feriado Municipal acontece pelas 11h30 do dia 12 de maio, com início na Praça da República, momento que contará com o Hastear da Bandeira, o Hino da Cidade de Aveiro e a Guarda de Honra, seguido, às 11h45 no Teatro Aveirense, pela Sessão Solene e a entrega das Condecorações Honoríficas Municipais.

No final da sessão será inaugurada a exposição “Santa Joana Princesa 550 anos em Aveiro” no Museu de Aveiro / Santa Joana.

A Eucaristia na Sé de Aveiro realiza-se pelas 10h00, e a procissão terá início pelas 16h00 na Sé de Aveiro.

A programação inicia com a Reunião de Câmara Pública, no dia 5 de maio pelas 15h30, nos Paços do Concelho.

Também neste dia tem início a 6.ª edição da “Feira Vocacional e Profissional” com o tema “À Descoberta da minha vocação…” que se prolongará até ao dia seguinte, 06 de maio, no Parque de Exposições de Aveiro.

Dia 06 maio será também o momento para se assinalar o Dia Nacional do Azulejo com a abertura de uma exposição de painéis azulejares do Museu Nacional do Azulejo.

A mostra “Azulejos Portugueses de Padrão séculos XVII – XX”, patente até 03 de julho na Galeria da Antiga Capitania, integrará ainda espólio azulejar aveirense.

Pelas 21h30 do dia 06 a Irmandade de Santa Joana Princesa regressará às Conferências sobre Santa Joana, no Museu de Aveiro, com a presença de Paulo Portas.

Para dia 14 de maio, pelas 19h00, está agendada a inauguração da qualificação da Estrada Dique, que liga a Marinha da Troncalhada à zona das instalações do Clube Naval de Aveiro e do Sporting Clube de Aveiro, próximo do Centro Municipal de Interpretação Ambiental.

Investimento de 2.6 milhões de euros da CMA que passou por várias etapas e contou com trabalhos extra na reparação de um aluimento.

A atividade Open City – Aveiro 2027, acontece também no dia 14 de maio com a apresentação de múltiplos eventos pelos diferentes agentes culturais Aveirenses, em vários espaços da Cidade durante todo o dia.

Atividade incluída na Candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Destaque ainda para a realização da Assembleia Municipal Jovem nos dias 10 e 11 de maio, no edifício da Antiga Capitania, que irá contar com a participação de dezenas de alunos dos Estabelecimentos de Ensino de Aveiro.

De 13 a 15 de maio, o Mercado Manuel Firmino volta a receber o Aveiro Craft Fest, Edição de maio, que juntará 20 cervejeiras com mais de 140 novidades e programa próprio.

A dança faz parte do programa com o já usual “Encontro com a Dança” com a apresentação de sete grupos. Será no dia 15 de maio, domingo, no Centro de Congressos de Aveiro.

De 6 a 12 de maio, o Convento de Jesus estará aberto ao culto com visitação do Circuito Monumental dedicado a Santa Joana de Aveiro.

No dia 07 de maio, sábado, serão inauguradas três exposições.

A primeira será pelas 17h00 e trata-se da exposição “O Fotógrafo que amou Aveiro. António Campos Graça” que estará patente no Museu da Cidade até ao dia 4 de setembro.

Pelas 17h30 será inaugurada a exposição “Arte Nova e Natureza. Um Herbário nas Ruas de Aveiro”, no Museu Arte Nova, disponível para visita até 07 de outubro.

Por fim, às 18h00, será inaugurada a Exposição “Os Outros | Pessoas como nós”,de Bernardo Conde no Teatro Aveirense. Estará em exposição até ao dia 18 de junho.

Como habitualmente o programa integra vários concertos. Destaque para o Grande Concerto a Santa Joana pela Orquestra Filarmonia das Beiras e Voz Nua – Te Deum, pelas 21h00, na Sé de Aveiro.

Como é tradição, a 16 de maio, segunda-feira, pelas 18h00, a CMA comemora o 194.º Dia dos Mártires da Liberdade, com a deposição de flores junto ao Obelisco na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas

Ocorrerá de seguida uma Conferência na continuidade da evocação do papel de Aveiro nas Lutas Liberais, com a evocação dos 200 anos das Lutas Liberais, sob o tema “Aveiro e o Liberalismo”.