Ílhavo: Museu Marítimo, Navio Santo André e Praias são apostas enquanto locais de turismo acessível.

2020-01-29 18:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo quer afirmar-se como destino turístico acessível definindo Museu Marítimo de Ílhavo, Navio-Museu Santo André e as Praias da Barra e da Costa Nova como locais de turismo para todos.

Com um investimento na ordem dos 131.250 euros, o projeto “Município de Ílhavo: Destino Turístico Acessível” irá promover ações de remoção de barreiras de acesso à fruição turística; de desenvolvimento de serviços e ofertas mais inclusivos e acessíveis; de formação de equipas responsáveis pela gestão de recursos, com vista à prestação de um acolhimento de qualidade; e, ainda, de promoção e divulgação da oferta acessível a nível turístico no município.

As soluções a desenvolver, a título de exemplo, combinam equipamentos a disponibilizar aos visitantes, de utilização geral ou adaptados, com informação em materiais multiformato (escrita simples, imagens com relevo, braille, multilingue, etc.); maquetes de localização dos espaços expositivos; conteúdos, atividades e brinquedos para crianças, com e sem deficiência; equipamentos de ajuda ao banho nas praias; informação clara e acessível nas praias.

O tema esteve em debate, ontem, no CIEMar, numa sessão de Trabalho em Rede do Projeto AccessTUR – Centro de Portugal, promovida pela associação Accessible Portugal, a Turismo Centro e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), com o apoio da Câmara Municipal.

A autarquia assume como “de especial importância” este evento pelo trabalho desenvolvido num segmento ainda a dar os primeiros passos como “nicho de mercado”.

O projeto “Município de Ílhavo: Destino Turístico Acessível”, financiado pelo Turismo Portugal, pretende diferenciar Ílhavo como um destino “preparado para receber todas as pessoas, independentemente das suas capacidades funcionais”, conforme destacou a Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo com o Pelouro do Turismo e da Inclusão e Cidadania, na abertura dos trabalhos.

Para Fátima Teles, “a Câmara Municipal está muito envolvida e comprometida neste caminho da acessibilidade e inclusão, com o objetivo de tornar o Município de Ílhavo numa referência na vertente turística”.