Aveiro e Príncipe celebram 30 anos de Geminação com assinatura da Declaração de Cooperação.

2019-05-28 08:27

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro e Príncipe celebram 30 anos de Geminação com assinatura da Declaração de Cooperação.

Na sequência da visita oficial à Ilha do Príncipe, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e o Presidente do Governo Regional da Ilha do Príncipe, José Cassandra, assinaram esta segunda-feira, dia 27 de maio, em Sessão Solene, uma Declaração de celebração dos 30 anos da Geminação entre as duas instituições.

O Acordo de Cooperação visa o desenvolvimento mútuo e a promoção de trocas económicas, culturais, sociais e educativas.

A CMA irá também cooperar com o Governo Regional, promovendo a troca de experiências e informação regular entre os seus serviços especializados e os do Governo da Ilha do Príncipe nas mais diversas áreas, desde projetos urbanísticos e de ordenamento territorial, saneamento, depósito e tratamento de lixos, passando pela monitorização e melhoria da qualidade da água para uso doméstico, até à construção de novas vias de comunicação.

Destaque ainda para o facto de este Protocolo “versar todos os domínios considerados de interesse para as duas instituições e em relação aos quais estejam reunidas as condições necessárias para a sua concretização”, pode ler-se no Acordo Conjunto.

O Presidente da CMA assinalou o momento no seu Twitter Oficial, onde afirmou ter sido “com especial gosto, que acabo de assinar uma declaração com o Presidente Regional do Príncipe, de relançamento da Geminação entre Aveiro e Santo António do Príncipe, numa aposta de crescermos Juntos na gestão dos valores da solidariedade, do ambiente e das novas tecnologias”, concluiu.

As cidades de Aveiro e Santo António do Príncipe celebram 30 anos sob a data de início da geminação, datado de 1988.

“O 30.º Aniversário da Assinatura do Protocolo de Amizade Aveiro / Santo António do Príncipe, serve como pretexto e ponto de partida para reafirmar o significado da nossa relação de Cidades-Irmãs à luz de todas as conquistas dos intercâmbios realizados até ao presente. Olhando para o futuro, aqui declaramos a nossa intenção de promover uma enorme variedade de projetos de intercâmbio e de desenvolver ainda mais as relações amistosas entre as nossas Cidades de forma adequada a uma nova era”.