Ovar: Festival de Marionetas regressa em Junho.

2018-03-10 12:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 12.ª edição do Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO) está confirmada para os dias 8, 9 e 10 de Junho, em vários espaços da cidade. Entre os instalados ao ar livre, inclui-se o Jardim do Cáster, a praça do chafariz de Neptuno, o Largo do Tribunal, a Capela de Santo António e o Parque Urbano.

Para além dos prémios que vêm das plateias e também do júri, a organização a cargo da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira (UFO), anuncia um prémio infantil que será escolhido por um painel de crianças. Mantêm-se o Prémio do Público e a escolha do júri que vai distinguir o Melhor Espetáculo do festival.

Também pela primeira vez, o FIMO 2018 terá o seu programa OFF. O coordenador do certame, Nuno Pinto, explica que "o FIMOFF será inserido no festival que atingiu uma dimensão que o torna procurado por muitas outras companhias, artistas e organizações nacionais e estrangeiras que passam a ter uma oportunidade de ver os últimos trabalhos de companhias de referência".

Quanto aos espetáculos que vão estar em cena, o FIMO já conta com diversas confirmações, das quais adianta duas que são de peso. Os britânicos “Men is Coats” trarão a Ovar um número hilariante, reconhecido internacionalmente, enquanto que Carolina Khoury vem de Itália para apresentar “The Ginodrama” que, certamente, fará as delícias do exigente público do FIMO.

Outra estreia absoluta é a parceria do FIMO com a UDREAM, a primeira empresa júnior social que tem como principal objetivo acompanhar e realizar os sonhos de crianças que estão num estado de saúde frágil.

Nuno Pinto adianta que a UDREAM "participará no nosso festival, onde terá todas as condições para fazer a promoção e divulgação do seu conceito, campanhas de consciencialização social e concretização dos sonhos de crianças de instituições que acompanham". "Para nós, é uma honra estar associados e este projeto e ajudar a realizar os sonhos de muitas crianças", acrescenta.