AMA: Marinha da Troncalhada vai para obras de requalificação. Acessos àquela zona da cidade só com estrada/dique. Anunciadas obras para os canais da Ria.

2017-07-29 10:56

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Marinha da Troncalhada merecerá investimento financeiro, na casa dos 50 mil euros, para obras de “manutenção, reestruturação e qualificação”. O projecto já está elaborado começando a ser desenvolvido, no terreno (obra) no próximo mês de Outubro.

Ana Seiça Neves (PS) levantou a questão da recuperação da estrada de acesso à Marinha.

Ribau Esteves disse que “ninguém vai tapar os buracos da estrada porque, por vários motivos, não podemos ter ali uma estrada. Temos de construir ali um dique que também tenha funções de estrada”, vincou o autarca.

A obra custa dois milhões de euros e a autarquia vai avançar já para o projecto, estando na expectativa de obter um financiamento externo para a obra. “Com as alterações climáticas e com a degradação do enrocamento a obra fica mais cara. Para a estrada dique temos de ter enrocamento seguro, de 12 metros de profundidade, mas isto, não é prioritário”, sublinhou.

O Presidente da Câmara de Aveiro elencou, ainda, algumas obras que considera “prioritárias”. A Ponte de São João, as duas Eclusas e as paredes do Canal dos Botirões. "A ultima prioridade é a estrada/dique da Marinha da Troncalhada de acesso ao Centro de Interpretação ambiental de Aveiro". Obras orçadas em 1,5 milhões. (com áudio)

Na discussão política de um dos dois únicos 'pontos' da Ordem de Trabalhos, onde se debatia “o interesse público na regularização do estabelecimento de exploração salícola com vertente produtiva, museológica e turistica de um processo de obras municipais”, Filipe Guerra do PCP considerou que a obra “não corresponde aos interesse públicos, tendo, até, questões negativas para o desenvolvimento do Concelho. A matriz de Planeamento deve ser respeitada, fazendo-se só o que for do interesse público e não dos privados”.

Para Rita Baptista do BE “ficou claro que para Ribau Esteves, quando está assegurado o interesse privado, e a consequente geração de riqueza para os privados, isso, por si só, constitui interesse público municipal e, isso não é nada. O município deve acautelar as suas mais valias, ainda por cima quando tem dificuldades económicas permanentes”, referiu.

Na sequência do debate politico mantido ontem, Ribau Esteves anunciou duas obras de relevo. Uma intervenção na eclusa do Canal do Paraíso (250 mil euros) e outra na 'grande eclusa' que está orçada em 600 mil euros. O autarca deixou um alerta para a necessidade “a curto prazo” de se concretizar uma intervenção no canal central “limpando o leito do canal”.