Luís Pato produz vinho que nasce da união da Bairrada com o Douro.

2016-10-11 10:11

Categoria: 

Concelho: 

Luís Pato juntou-se à Quinta do Pôpa e produziu um tinto que nasceu da união da Bairrada com o Douro. O ‘PaPo’nasce da amizade entre o produtor bairradino Luís Pato (a sigla “Pa” de Pato) e a família Ferreira, proprietária da duriense Quinta do Pôpa (de onde deriva o “Po”). Luís Pato foi um dos grandes impulsionadores da duriense Quinta do Pôpa.

Desde cedo incentivou Stéphane Ferreira – um dos “Netos do Pôpa” – a abrir as portas deste que é um projeto assumidamente de família, passando a comercializar os nétares que ali nascessem.

A família aceitou o desafio e o bairradino passou a assessorar a enologia dos seus vinhos. Em simultâneo, começava a desenhar-se um inovador tinto, de seu nome ‘TRePA’ – este era o nome inicial do ‘PaPo’, nome que teve que ser abandonado no mercado nacional, mas que se mantém para o estrangeiro.

Um vinho que nasceu para concretizar um velho sonho de Luís Pato, combinando uvas da casta Tinta Roriz, de um dos vinhedos da duriense Quinta do Pôpa, com a Baga da Vinha Pan.

"Este é um vinho que resulta da conversa entre duas regiões: o Douro quis conversar com a Bairrada e a Bairrada com o Douro. É a combinação perfeita da doçura e do poder da Tinta Roriz, do Douro, com a delicadeza dos taninos gourmand da Baga, da Bairrada", enaltece Luís Pato.

O produtor e enólogo acrescenta que "este vinho precisa de ser decantado" e afirma que o mesmo "faz muito bem à saúde, em especial ao coração, devido aos seus poderes antioxidantes".

No que toca à feitoria do ‘PaPo tinto 2009’, as uvas foram, nos dois casos, vindimadas manualmente e transportadas até à adega em pequenas caixas. Antes de serem desengaçadas e esmagadas, estabilizaram em câmara frigorífica. A Tinta Roriz foi vinificada em lagares de granito com interior de inox e temperatura controlada, com homogeneização por pisa a pé, enquanto que a Baga, da Bairrada, foi em cuba de inox. A trasfega foi feita por gravidade e directamente para barricas de carvalho francês (20% novas e as restantes de segundo e terceiro anos) onde estagiou durante 9 meses. O vinho de Tinta Roriz foi transportado para a Bairrada, em Janeiro de 2011, onde foi feito o lote final e o engarrafamento.