UA apresenta projeto de referência na área da Educação para o Empreendedorismo.

2016-09-16 10:20

Categoria: 

Concelho: 

O Projeto Imprinting an ecological compensation reasoning on society by means of young citizens - IMPRINT+ foi o único projeto português selecionado pela Comissão Europeia para integrar um grupo de trabalho dedicado à Educação para o Empreendedorismo. O projeto, liderado pelo Departamento de Biologia (DBIO) da Universidade de Aveiro (UA), enquadra-se nas parcerias internacionais estratégicas para o Ensino Escolar, financiadas pelo programa Erasmus+.

Com menos de um ano de vida, o projeto IMPRINT+ tem vindo a posicionar-se como um projeto de referência na educação ambiental e na cidadania participativa, nos vários países que integram o consórcio. Agora foi a própria Comissão Europeia, que financia o projeto através do programa Erasmus+, a reconhecer a sua relevância na área do Empreendedorismo Jovem.

Com o objetivo de fomentar a colaboração internacional para o estabelecimento das melhores práticas em diversas áreas, a Comissão Europeia abre regularmente plataformas colaborativas para as quais seleciona líderes de projetos relevantes. O grupo de trabalho mais recente da plataforma “School Education Gateway” é dedicado à Educação para o Empreendedorismo, e a Universidade de Aveiro foi selecionada para participar, enquanto líder de projeto.

O projeto IMPRINT+ objetiva a promoção de comportamentos ambientalmente responsáveis através de jogos e competições pedagógicas. O público-alvo primário são as crianças e jovens, mas as mensagens são destinadas à sociedade como um todo, assumindo-se o poder mobilizador dos mais jovens para as mudanças de comportamento.

O caráter inovador do projeto prende-se com a sua multidisciplinaridade e com o facto de aliar a conservação de recursos naturais e a educação ambiental com o empreendedorismo verde. “Como posso criar o meu próprio emprego ao proteger a natureza? Que oportunidades existem para os jovens europeus no setor da economia verde? Como rentabilizar o capital natural à escala local?” são algumas das perguntas às quais o projeto dará resposta, e que valeram à Universidade de Aveiro o reconhecimento pela Comissão Europeia.

O projeto IMPRINT+ é liderado pelo Departamento de Biologia, contando também com o Departamento de Comunicação e Arte numa colaboração interdepartamental que alia a educação ambiental, a conservação da natureza e as novas tecnologias. O restante consórcio compõe-se pelo Município de Lousada, laboratório vivo onde decorrem as ações do projeto; pela LeaveNoTrace Ireland, a maior ONG irlandesa na área das boas práticas ambientais; por uma escola de ciências da Sicília, Itália (IISS Cipolla-Pantaleo-Gentile); por uma escola secundária de Baza, Espanha (IES Pedro Jiménez Montoya); e ainda pela E.N.T.E.R., uma agência austríaca de disseminação de resultados de projetos europeus.

Texto: UA