Porto de Encontro

Com

Um programa quinzenal, da Administração do Porto de Aveiro.

S
T
Q
Q
S
S
D
11:30 to 11:45

Porto de Encontro na Terra Nova...

4, Dezembro 2023

O turismo de massas é “insustentável” e o futuro do turismo azul e inteligente passa por “não matar a galinha dos ovos de ouro”.

A mensagem foi deixada em Ílhavo no seminário “Desafios do Mar Português” que celebrou o Dia Mundial do Mar.

Álvaro Sardinha, do Centro de Competência Economia Azul, defendeu o conceito de turismo regenerador lembrando que 50% do turismo global passa por zonas costeiras e isso obriga a ecossistemas saudáveis.

Sardinha diz que o futuro do turismo não se pode medir pelos valores do PIB e os estudos conhecidos dizem-no de forma clara.

Inverter danos, parar de estragar, beneficiar comunidades e regiões e definir novos valores são obrigações em defesa do turismo azul (com áudio)

Estudos confirmam que o turismo é responsável por quase tantas emissões como o setor agrícola e que o turismo vulnerável às alterações climáticas pode estar a condenar-se a si próprio.

O encontro do Museu Marítimo de Ílhavo acentuou a aposta não no conceito mas na sustentabilidade como valor.

Eugénia Barroca, consultora da “Sustainable Ocean Alliance (SOA)” e cofundadora do “Ocean Hub Portugal”, lembra que há movimentos à escala internacional que estão a tentar definir linhas de orientação mas admite que os governos não andam ao ritmo desejado.

A liderança dos jovens na restauração da saúde do oceano e a sensibilização da comunidade para os valores da economia azul foram temas em destaque no evento de Ílhavo.

Podcasts:

19, Fevereiro 2024

A PRIO promoveu o primeiro abastecimento de ECO Bunkers B20, no Porto de Aveiro. ECO Bunkers B20 é um combustível mais ecológico e eficiente que reforça o compromisso da PRIO e do Porto de Aveiro com a descarbonização do sector marítimo.

...
22, Janeiro 2024

Emissão de 2024.01.22

 

(CIRA, Eduardo Matos - MAR2030)

8, Janeiro 2024

Emissão de 2024.01.08

18, Dezembro 2023

Emissão de 2023.12.18

20, Novembro 2023

A melhor arma na defesa do litoral é a reposição de areias e os quebra-mares são um mundo desconhecido, caro e podem criar mais problemas.

Mensagem que fica da apresentação do “Estudo de caracterização e viabilidade de um Quebra-mar...

6, Novembro 2023

A Festa dos Bacalhoeiros reuniu cerca de duas centenas de participantes no convívio annual no reencontro de gerações de homens de todo o país que andaram na pesca do bacalhau. Carlos Nunes, um velho 'Lobo do Mar' foi entrevistado, neste contexto...

23, Outubro 2023

O Museu Marítimo de Ílhavo acolhe, durante cinco anos, a pintura “Depois do naufrágio”, do pintor francês Jean-Baptiste Nicolas Pillement, o Mapa Portulano, cartas de marear (Carta do Atlântico) e um Fóssil (Palaeoniscus Freislebeni). São 'peças...

9, Outubro 2023

A Festa dos Bacalhoeiros reuniu cerca de duas centenas de participantes no convívio anual, no reencontro de gerações de homens de todo o país que andaram na pesca do bacalhau. Partilham-se experiências da pesca num programa que incluiu visitas ao...