Porto de Encontro

Um programa quinzenal, da Administração do Porto de Aveiro.

S
T
Q
Q
S
S
D
11:30 to 11:45

Porto de Encontro na Terra Nova...

17, Janeiro 2022

 

 

Os 124 anos da Restauração do Concelho de Ílhavo são tributo e lição do papel de gente notável e gente comum na construção do município como um todo.

João Campolargo, presidente da Câmara de Ílhavo, fez o reconhecimento simbólico na figura do construtor naval Manuel Maria Bolais Mónica, evocado pelo papel desempenhado no final do século XIX início do século XX.

A cerimónia foi de homenagem a todos os ilhavenses que, durante 3 anos, entre 1895 e 1898, lutaram pela autonomia municipal.

Gente notável e gente comum que, segundo o autarca de Ílhavo, ajudou a construir o concelho.

Recorde-se que, em 1895, o Município de Ílhavo perdeu a sua autonomia, tendo sido integrado no concelho de Aveiro, pelo decreto de 21 de novembro de 1895.

Três anos após a extinção, Ílhavo recuperou a sua autonomia, pelo Decreto de 13 de janeiro de 1898, fundamentando-a com o controlo financeiro das contas do concelho, o valor das suas transações comerciais e a existência de empresas de referência, como a Vista Alegre e os Estaleiros Mónica.

Os descendentes do construtor estiveram presentes na cerimónia.

A evocação ficou marcada pela apresentação da obra "Nossa Gente: biografia de Manuel Maria Bolais Mónica" evoca o mestre da construção naval.

Uma das netas quis deixar testemunho sobre a linhagem de construtores salientando o espírito empreendedor e o humanismo colocado no ambiente de trabalho.

 

Podcasts:

23, Maio 2022

O Secretário de Estado do Mar esteve presente na 'reabertura' do Navio-Museu Santo André, na Gafanha da Nazaré. A cerimónia de inauguração do 'novo' Navio-Museu Santo André, ancorado no Jardim Oudinot, decorreu na sexta-feira. Após uma obra de...

9, Maio 2022

A construção naval é símbolo de uma epopeia que a região de Aveiro viveu no século XX e que deixou marcas profundas na cultura local e alguns dos principais símbolos estão em destaque numa exposição patente no Museu Marítimo de Ílhavo.

Dos...

26, Abril 2022

Emissão de 2022.04.25

11, Abril 2022

Emissão de 2022.04.11 - APA

28, Março 2022

O Museu Marítimo de Ílhavo assinalou o Dia Mundial da Água. Apostou num programa para famílias com atividades para crianças e jovens durante a semana passada e com o ponto alto no fim de semana. No sábado foi inaugurada a exposição temporária “...

14, Março 2022

O Porto de Aveiro apresentou-se a investidores brasileiros como uma aposta na dinamização das relações comerciais.

No âmbito de uma missão empresarial aos portos portugueses, dinamizada pela Brasil Export e coordenada pela Associação dos...

28, Fevereiro 2022

Café de Ciência "O Design e o Mar: Repensar o ciclo de vida dos nossos produtos” teve sessão simultaneamente presencial e online.

Convidou Teresa Franqueira do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro para a quarta...

14, Fevereiro 2022

O Presidente da Câmara de Ílhavo afirma-se apreensivo com o futuro das Ilhas da Ria. João Campolargo admite que só com investimento em projetos com escala será possível algum dia salvaguardar alguma das Ilhas. O autarca esteve na apresentação do...

31, Janeiro 2022

Um homem que manteve com Ílhavo uma relação especial com o mar como ponto de contacto. É desta forma que a Diocese, a autarquia de Ílhavo e o Centro de Religiosidade Marítima falam de D. Júlio Tavares Rebimbas. No dia em que assinalava o...

3, Janeiro 2022

O Dia do Mar fica marcado pelo lançamento do livro “Navios dos Descobrimentos. Memórias e Modelos", de António Marques da Silva, um dos mais reconhecidos modelistas portugueses, que apetrechou a sala dos mares do Museu Marítimo de Ílhavo com os...