Porto de Encontro

Um programa quinzenal, da Administração do Porto de Aveiro.

S
T
Q
Q
S
S
D
11:30 to 11:45

Limitações à apanha de bivalves, na Ria de Aveiro, agita de novo a comunidade piscatória.

15, Março 2021

A reclassificação de B para C da zona 'RIAV1' de apanha de bivalves, na Ria de Aveiro, agita de novo a comunidade piscatória. Trata-se da área de maior dimensão na Ria, localizada entre a Torreira e São Jacinto. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deu conhecimento da informação e a APARA, que colabora com a recolha de amostras, reagiu no próprio dia com um ofício em que pede investigação às causas da degradação das águas. Nesse documento diz que pode haver precipitação do IPMA a decidir a reclassificação, baixando a categoria da qualidade das águas, com agitação da comunidade piscatória dependente dessa área de apanha. Esta instabilidade foi sentida há bem pouco tempo com protestos na Gafanha da Nazaré e na Torreira. Na carta enviada ao IPMA, a APARA pede a fiscalização de eventuais focos poluidores. Diz que é necessário ir verificar potenciais fontes poluidoras e aponta a possibilidade de algumas explorações agrícolas lançarem escorrências na ria. Manuel Tavares, mariscador, diz-se atento a toda a situação e ameaça com "manifestações de revolta" se as pretensões dos 'homens da Ria' não forem satisfeitas.

Descarregar:Audio icon 2021-03-15_pe.mp3

Podcasts:

12, Abril 2021

Numa área que se aproxima da de uma piscina olímpica, a Universidade de Aveiro (UA), através do ECOMARE, montou uma instalação-piloto composta por oito linhas de produção, para estudar e demonstrar o funcionamento de um novo sistema de...

29, Março 2021

A Câmara de Aveiro assume o projeto do novo ferry elétrico como símbolo de uma nova política ambiental na gestão de transportes e admite que funciona como reforço das políticas territoriais. Esta mensagem esteve em destaque na apresentação do...

8, Março 2021

O certame ObservaRia regressa, em tempo de pandemia, sem a presença de público em Estarreja.

O evento será online e privilegia talks e palestras.

O certame dedicado à observação de aves e turismo de natureza está de regresso, de 8 a...

15, Fevereiro 2021

O CEO da Neptune, empresa que ficou por 20 anos com as instalações dos antigos estaleiros Ria Marine, acredita que Portugal pode dar cartas no mundo da náutica de recreio tanto nos serviços de apoio como na criação de novas embarcações.

...

1, Fevereiro 2021

Uma conversa com o pescador Manuel Santos, conhecido por Nel! Vive da pesca artesanal, na Ria de Aveiro. Uma entrevista realizada nas margens da Ria junto de quem "cuida e sente" a Ria.

18, Janeiro 2021

No dia 13 de janeiro a Câmara Municipal de Ílhavo assinalou o 123.º aniversário da Restauração do Concelho de Ílhavo, celebrado, este ano, num formato online, transmitido em direto através das redes sociais do Município. Para esta edição, o...

4, Janeiro 2021

Trata-se de um livro que retrata a gastronomia de bordo de forma "fiel". É desta forma que a chef Patrícia Borges fala sobre a “Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau ” apresentado recentemente no Museu Marítimo de...

21, Dezembro 2020

O Rotary Clube de Aveiro e o Rotary Club de Ílhavo convidaram Fátima Alves para uma conferência sobre os “os desafios do Porto de Aveiro”.

7, Dezembro 2020

A Câmara de Ílhavo promove o lançamento do livro “Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau ”...... no Museu Marítimo de Ílhavo. 

23, Novembro 2020

A Fórum Oceano sugere um trabalho integrado na promoção da região de Aveiro mesmo mantendo as diferentes estações náuticas em relação mais direta com os serviços prestados em cada um dos municípios.

António José Correia aproveitou a...