12:00

Educação à Escuta

Com

Um programa da responsabilidade do CIDTFF da Universidade de Aveiro. Porque a diferença está na Educação e a Educação faz toda a diferença

Formar professores para a sustentabilidade

28, Setembro 2020

1 - Autor: Ana Isabel Andrade

2 - Endereço da página pessoal do Investigador no site da UA: https://www.ua.pt/pt/p/16606911

3 - Título do tema/projeto abordado: Formar professores para a sustentabilidade

4 - Texto de suporte:

Olá, chamo-me Ana Isabel Andrade, sou investigadora do CIDTFF e docente no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e venho falar-vos da importância da profissão docente.

Muito se tem dito e escrito sobre o trabalho dos professores, quase sempre reforçando a importância da profissão nos tempos difíceis que atravessamos. Mas o que se espera destes profissionais?

Podemos dizer que se espera que sejam profissionais conscientes da importância da sua profissão e se formem constantemente para a exercer, não desistindo dos seus alunos, preparando-os para contribuírem para a construção de um futuro melhor. Trata-se de contribuir para o Objetivo 4. Da agenda 2030, Assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Espera-se que os professores estejam preparados para a construção de futuros dignos para a humanidade e para o planeta, o que implica compreender o que tal significa e o que fazer para lá chegarmos. Fácil é de perceber a complexidade da profissão pelos desafios que enfrenta e pela multiplicidade de saberes exigidos:  saberes sobre os conteúdos a ensinar, sobre os alunos, a escola e o sistema educativo, sobre os modos de ensinar e fazer aprender, sobre a educação, as suas teorias, finalidades e valores, sobre o currículo a (re)construir, sobre o mundo, sobre o outro e sobre si próprios. 

Neste sentido, importa salientar a importância da formação de educadores e professores para a sustentabilidade a todos os níveis: ambiental, cultural e linguística, económica e social.

A Universidade de Aveiro, por exemplo, coordena neste momento o projeto TEDS - Teacher education for sustainability (Erasmus +), com a finalidade de desenvolver e investigar programas de formação contínua para educadores e professores, numa. parceria europeia, que inclui instituições de formação na Finlândia, França, Lituânia e Malta. Esta parceria propõe-se desenvolver até 2022, módulos de formação sobre equidade e solidariedade social; diversidade, diálogo e inclusão; recursos naturais, ambiente e tecnologia; economia circular e literacia financeira, desenvolvendo uma ideia de sustentabilidade a partir de projetos educativos interdisciplinares e procurando preparar melhor os profissionais de educação para os desafios que enfrentamos.

Segundo a UNESCO, o mundo precisa de cerca de 69 milhões de novos professores para alcançar o estipulado pela Agenda 2030 para a Educação (https://en.unesco.org/themes/teachers), o que nos faz reconhecer como preciosos os que temos e apostar na formação e ajuda a estes profissionais. Não esqueçamos que os professores mudam vidas ( https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371007).

Esperamos que as escolas funcionem, estejam abertas, apesar dos constrangimentos que agora vivemos, mas esperamos, sobretudo, que os professores, neste ano letivo que agora começa, possam continuar a abrir caminhos àqueles que dela necessitam, mostrando o mundo, ensinando a compreendê-lo e a transformá-lo.

Podcasts:

14, Dezembro 2020

Olá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um...

7, Dezembro 2020

Cristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt)

Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz

Do que se trata?

  1. É um livro para aqueles que se recusam a ficar...
30, Novembro 2020

Evelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215

A consolidação dos direitos humanos com respeito às diferenças (Declaração...

23, Novembro 2020

Aida Figueiredo

A sociedade, nas últimas décadas, tem sido objeto de alterações sociais e económicas que implicaram alterações no estilo de vida das famílias e na gestão do tempo das crianças (Figueiredo, 2015a). Atualmente, a maioria dos...

16, Novembro 2020

Ana Valente Rodrigues e Vânia Carlos

O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com...

9, Novembro 2020

Betina Lopes

A Cartas com Ciência desenvolve programas educacionais de troca de cartas que ligam a lusofonia através da ciência. Ao possibilitar a interação entre cientistas inspiradores e estudantes nos países de língua portuguesa, a...

2, Novembro 2020

Como é amplamente reconhecido, a investigação e os saberes que através dela se revelam constituem um dos fatores fundamentais na ativação dos processos de (auto)reflexão, formação e desenvolvimento quer das pessoas singularmente consideradas,...

26, Outubro 2020

Olá, chamo-me Ana Frias, sou Investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro; Professora na Escola Superior de Educação de Coimbra e na Escola Superior de Saúde da Guarda...

19, Outubro 2020

Mário Almeida Rodrigues Talaia

Investigador no site da UA: https://www.ua.pt/pt/p/10309697

 “Como um ambiente térmico e a qualidade do ar influenciam a qualidade de vida e o...

12, Outubro 2020

1 - Autor: Xana Sá Pinto, Patrícia Pessoa, Lisa Afonso, Sara Aboim

2 - Contacto: alexandrasapinto@ua.pt; xanasapinto@gmail.com; sabordadiversidade....