mensagem sobre Edução e Ciência em tempos de COVID-19
Nilza Costa, investigadora do CIDTFF da Universidade de Aveiro
Contacto: https://www.ua.pt/dep/person/10307625; nilzacosta@ua.pt
Uma mensagem da Edução e Ciência em tempos de COVID-19
Hoje fala-vos Nilza Costa, mulher reformada, cuja profissão foi sempre ligada à área da educação, nomeadamente na Universidade de Aveiro, onde ainda hoje mantém atividades de investigação no Centro “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” CIDTFF.
Temos sido bombardeados na televisão e noutros meios de comunicação social, e sem desprezar de forma alguma o seu importante papel, de notícias sobre a COVID-19. Da reflexão que tenho feito, em casa e em isolamento social há mais de 3 semanas, fez-me escolher duas ideias principais para esta minha conversa, certamente ligadas à minha atividade profissional.
A primeira relaciona-se diretamente com a Educação, não só a escolar, mas também a que acontece noutros contextos fundamentais para o seu desenvolvimento como é o caso das famílias. E sobre Educação, o que quero aqui realçar é a sua função única de transformar as pessoas. Faço-o em contraponto com uma ideia bastante generalizada de que a principal função da educação, nomeadamente da escolar, é de transmitir conhecimentos. Sem descorar obviamente o conhecimento, este, como tenho escrito em alguns textos (por exemplo, Costa, 2019), de pouco servirá se não se transformar em ações, comportamentos e atitudes dos aprendentes, nomeadamente de maior respeito por si, e por todos, e também pelo planeta em que vivemos. E aqui, sem dúvida, o conhecimento que aprendemos em contexto educativo irá constituir a sustentação para essas mudanças. A este propósito relembro as palavras do pedagogo brasileiro Paulo Freire, com uma obra prestigiada internacionalmente, mas lamentavelmente posta em causa por atuais dirigentes do seu país, quando afirma “A educação não muda o mundo, mas pode mudar pessoas, e são as pessoas que transformam o mundo”. Neste sentido, as atitudes, por exemplo, com as pessoas de mais idade, tão afetadas por esta pandemia, merecem todo o destaque. Não poderia deixar de referir uma excelente entrevista que abordou esta dimensão, pelas palavras de Maria do Céu Neves, professora catedrática de Ética da Universidade dos Açores, há alguns dias num canal privado da nossa televisão (ver em https://tvi.iol.pt/programa/ana-leal/5bec51560cf26bfdcaedf1f9/videos/--/--/video/5e7d1d300cf2d5f7c67b86b6/1). De referir, ainda, que estas atitudes devem obviamente ir para além do momento que vivemos, e mesmo fazer repensar outras como por exemplo a reduzida taxa de participação nas eleições no país? O que esta crise nos tem mostrado quanto às diferenças entre países com um serviço nacional de saúde (SNS) e outros não, como por exemplo os EUA? A opção por um SNS é política, e cada a cada um de nós, pelo seu direito ao voto, manifestar-se pela sua continuidade.
A minha segunda ideia é sobre a Ciência e a importância que lhe tem sido dada pelos meios de comunicação na crise em que vivemos. A Ciência produz conhecimento rigoroso e credível e este deve ser valorizado não só entre cientistas, mas pela sociedade em geral. E isto tem sido feito agora! Quem não aguarda ansiosamente por notícias rigorosas sobre os comportamentos a adotar na pandemia? Quem não aguarda ansiosamente pela vacina para combater este vírus? Perguntarão talvez porque me refiro a isto, como se a Ciência e o conhecimento que ela produz alguma vez tenha sido desvalorizado… Quem trabalha em investigação na área da Educação sabe bem que nem sempre isso aconteceu… lembram-se dos “eduqês”, palavra com caráter pejorativo tantas vezes ouvida? Pois bem, em várias situações ela foi utilizada para denegrir o conhecimento produzido por especialistas no domínio da investigação em educação, que tanto do seu tempo dedicam na busca de propostas fundamentadas para a melhoria da educação. Termino desejando que estas minhas palavras façam sentido para vós, e com a certeza de que juntos, com atitudes corretas e com o contributo da ciência, venceremos esta pandemia!
Bibliografia:
Costa, N. (2019). Currículo e desenvolvimento curricular no subsistema de ensino não superior: tendências e desafios. In INIDE-MED (Org.). Jango de sabres e experiências curriculares, 2019 (Angola, Brasail, Moçambique e Portugal). Luanda: Mensagem Editora.
Nilza Costa
11 de abril de 2020
Podcasts:
Olá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um...
Cristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt)
Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz
Do que se trata?
- É um livro para aqueles que se recusam a ficar...
Evelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215
A consolidação dos direitos humanos com respeito às diferenças (Declaração...
Aida Figueiredo
A sociedade, nas últimas décadas, tem sido objeto de alterações sociais e económicas que implicaram alterações no estilo de vida das famílias e na gestão do tempo das crianças (Figueiredo, 2015a). Atualmente, a maioria dos...
Ana Valente Rodrigues e Vânia Carlos
O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com...
Betina Lopes
A Cartas com Ciência desenvolve programas educacionais de troca de cartas que ligam a lusofonia através da ciência. Ao possibilitar a interação entre cientistas inspiradores e estudantes nos países de língua portuguesa, a...
Como é amplamente reconhecido, a investigação e os saberes que através dela se revelam constituem um dos fatores fundamentais na ativação dos processos de (auto)reflexão, formação e desenvolvimento quer das pessoas singularmente consideradas,...
Olá, chamo-me Ana Frias, sou Investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro; Professora na Escola Superior de Educação de Coimbra e na Escola Superior de Saúde da Guarda...
Mário Almeida Rodrigues Talaia
Investigador no site da UA: https://www.ua.pt/pt/p/10309697
“Como um ambiente térmico e a qualidade do ar influenciam a qualidade de vida e o...
1 - Autor: Xana Sá Pinto, Patrícia Pessoa, Lisa Afonso, Sara Aboim
2 - Contacto: alexandrasapinto@ua.pt; xanasapinto@gmail.com; sabordadiversidade....
- Página 1
- ››