09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

Com

África…Terra Nova - C

25, Novembro 2021

Mais uma edição de África…Terra Nova" com o professor António Batel Anjo.

A falta de professores 

Nos próximos cinco anos, cerca de 20% dos professores estarão na reforma, nos próximos 10 estima-se que serão 58%, mais de metade da classe. A falta de professores é um problema que se agrava ano após ano e as consequências podem ser complexas. Neste momento, a situação é complicada nas áreas da Grande Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e em alguns sítios do Alentejo. As causas são conhecidas. O que tem sido feito e o que falta fazer?

A falta de professores explica-se muito simplesmente pela não atratividade de uma profissão desgastada e desgastante; pela instabilidade de uma colocação, de um horário - de um vencimento; pelas exigências de resposta a outras actividades que ultrapassam a função docente; pela falta de condições laborais, distância da residência, falta de apoios financeiros para as deslocações, aquilo que a maioria das profissões têm: as ajudas de custo, a viatura, o seguro de saúde, o seguro de risco, etc. 

A informação transmitida e repetida de que há excesso de docentes e falta de vagas, a degradação do estatuto profissional e social dos professores, bem como, a falta de investimento dos sucessivos governos na Educação e de uma ação estratégica concreta e na aplicação de medidas que produzam efetivamente o aliciamento dos jovens para a docência. Há um grande desprestígio da profissão. Ser professor é ter muita responsabilidade, muita obrigação e pouca ou nenhuma valorização.

O horizonte profissional é desmotivador e há um desinvestimento das universidades, que seria essencial e desejável, na formação de professores.

Um país sem professores é um país sem capacidade de desenvolvimento.

........

Primeira Música: Stewart Sukuma & Oliver Mtukudzi - Guardians of the Light [Official Video] - YouTube

Segunda Música:Gepê - Paulo Flores - YouTube

 

Osuwela – A OSUWELA é uma organização não-governamental moçambicana dedicada à promoção do desenvolvimento através da formação em Ciência.

Podcasts:

19, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

19, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do dia 22 de Abril, o Dia do Planeta Terra. 

18, Abril 2024

Estamos oficialmente a uma semana dos 50 anos do 25 de Abril. Dia 19 será transmitido o Concerto José Afonso e as Gerações de Abril, na RTP1. Nuno Alexandre recomenda para esta semana a série documental do saudoso realizador António-Pedro...

14, Abril 2024

Aos domingos entre as 09h00 e as 10h00 com Maria João Azevedo "Uma Nova Terra"! Um programa que fala de ciência e espiritualidade sem tabus, e onde a música assume um papel terapêutico! Nesta estreia o convidado é Marcello Cotrim, metafisico,...

12, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

12, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do que fez aos biorresiduos nas férias da Páscoa, dos compostores que as câmaras estão a entregar, das “avós pelo clima” suíças e dos jovens portugueses no tribunal europeu dos direitos humanos.

11, Abril 2024

Nesta edição Jorge Pires fala de 4 livros infantis de Wanda Gag.

11, Abril 2024

Hoje a Maria João Cravo, da Pássaro de Seda veio ao programa da manhã falar sobre o Mercado do OITA, o mercado mensal, que traz a Aveiro "marcas...

11, Abril 2024

Nuno Alexandre está em Lisboa, onde a convite do realizador Rui Pedro Sousa, assistiu à antestreia do filme "Revolução (SEM) Sangue" que estreia hoje, dia 11, nos cinemas. Nuno recomenda aos ouvintes para irem ver o novo filme do 25 de Abril que...

8, Abril 2024

Estas são breves tertúlias no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância (mês de abril) que a CPCJ de Ílhavo, apresenta na Rádio TerraNova.

Hoje Mélanie Martins, psicóloga, faz-se acompanhar por um grupo de crianças muito...