09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

Com

África…Terra Nova - LXXXIII

11, Junho 2021

Mais uma edição do África…Terra Nova" com o professor António Batel Anjo.

As últimas estimativas globais indicam que o número de crianças em situação de trabalho infantil aumentou para 160 milhões em todo o mundo - um aumento de 8,4 milhões de crianças nos últimos quatro anos. 63 milhões de meninas e 97 milhões de meninos estavam em trabalho infantil em todo o mundo no início de 2020, representando quase 1 em cada 10 de todas as crianças em todo o mundo.

Este relatório alerta que o progresso global para acabar com o trabalho infantil estagnou pela primeira vez em 20 anos. O número de crianças de 5 a 17 anos em trabalhos perigosos - definido como trabalho que pode prejudicar sua saúde, segurança ou moral - aumentou em 6,5 milhões para 79 milhões desde 2016. Na África Subsaariana, crescimento populacional, pobreza extrema e medidas de proteção social inadequadas levaram a 16,6 milhões de crianças no trabalho infantil nos últimos quatro anos.

Choques económico adicionais e fechamentos de escolas causados por COVID-19 significam que as crianças já em trabalho infantil podem estar trabalhando mais horas ou em condições de piora, enquanto muitas mais podem ser forçadas às piores formas de trabalho infantil devido à perda de emprego e renda entre famílias vulneráveis. O relatório adverte que, globalmente, mais 9 milhões de crianças correm o risco de ser empurradas para o trabalho infantil até o final de 2022 como resultado da pandemia.

Crianças em trabalho infantil correm risco de danos físicos e mentais. O trabalho infantil compromete a educação das crianças, restringindo seus direitos e limitando suas oportunidades futuras, e leva a viciosos ciclos intergeracionais de pobreza e trabalho infantil.

 

http://uni.cf/childlabourreport

 

***

 

Primeira Música: https://youtu.be/J8UdLgTinM8

Segunda Música: https://youtu.be/1RvfDkzUOos

Podcasts:

14, Abril 2024

Aos domingos entre as 09h00 e as 10h00 com Maria João Azevedo "Uma Nova Terra"! Um programa que fala de ciência e espiritualidade sem tabus, e onde a música assume um papel terapêutico! Nesta estreia o convidado é Marcello Cotrim, metafisico,...

12, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do que fez aos biorresiduos nas férias da Páscoa, dos compostores que as câmaras estão a entregar, das “avós pelo clima” suíças e dos jovens portugueses no tribunal europeu dos direitos humanos.

12, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

11, Abril 2024

Hoje a Maria João Cravo, da Pássaro de Seda veio ao programa da manhã falar sobre o Mercado do OITA, o mercado mensal, que traz a Aveiro "marcas...

11, Abril 2024

Nesta edição Jorge Pires fala de 4 livros infantis de Wanda Gag.

11, Abril 2024

Nuno Alexandre está em Lisboa, onde a convite do realizador Rui Pedro Sousa, assistiu à antestreia do filme "Revolução (SEM) Sangue" que estreia hoje, dia 11, nos cinemas. Nuno recomenda aos ouvintes para irem ver o novo filme do 25 de Abril que...

8, Abril 2024

Estas são breves tertúlias no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância (mês de abril) que a CPCJ de Ílhavo, apresenta na Rádio TerraNova.

Hoje Mélanie Martins, psicóloga, faz-se acompanhar por um grupo de crianças muito...

5, Abril 2024

Neste programa, Ana Jervis ao vivo com os escuteiros do agrupamento 191 de Aveiro!

4, Abril 2024

Nesta edição, Nuno Alexandre e Maria João celebram a chegada do mês de Abril. Recomendações Culturais para esta semana. Quer saber quais são? Dia 11 de Abril estreia nos cinemas o novo filme do 25 de Abril "Revolução (sem) Sangue", do realizador...

3, Abril 2024

Nesta edição Jorge Pires fala de livros sobre Portugal e o Japão.