09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

800 Anos dos Santos Mártires em Travassô

15, Janeiro 2020

Esta manhã, o Presidente do Executivo da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, Sérgio Neves, convida toda a comunidade a participar nas celebrações dos 800 Anos dos Santos Mártires em Travassô.

A Irmandade dos Santos Mártires de Marrocos, associação de cariz religioso com sede na União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, celebrará no próximo ano de 2020 os 800 anos da morte dos Mártires em Marrocos, venerados em Travassô há já vários séculos.Enviados em missão evangelizadora para a Espanha árabe por  Francisco de Assis, em 1219, estes cinco franciscanos italianos com os nomes de Vital, Berardo, Otão, Pedro, Acúrsio e Adjuto, viriam a ser decapitados em Marrocos, no dia 16 de Janeiro de 1220 a mandado do imperador de Marrocos, Mirambolim. Os seus restos mortais enviados para Portugal pelo infante D. Pedro, filho de D. Sancho, encontram-se desde sempre sepultados no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra.Os Santos Mártires de Marrocos são lembrados através de uma festa única, pois o único local no Mundo onde são venerados anualmente, é nesta localidade de Travassô. Festividade de grande religiosidade popular, que chama elevadíssimo número de romeiros e turistas, vindos um pouco de todo o país.

As celebrações terão início no dia 16/01, pelas 20h30, na Igreja Matriz com Eucaristia, seguida de procissão e inauguração do monumento alusivo aos 800 anos do martírio dos primeiros frades enviados em missão a Marrocos, por São Francisco de Assis.

No dia 17/01, pelas 21h00, na Sede da Orquestra Filarmónica 12 de Abril, em Travassô, conferência "800 anos dos Mártires de Marrocos", com a presença do Padre Vítor Melícias.

No dia 18/01, pelas 18h00, na Igreja Matriz, Eucaristia seguida de "Procissão do Nus", esta Procissão secular, denominada de Procissão dos Nus, tem como particularidade a presença da Sagrada Relíquia. Este elemento representa o busto-relicário em madeira de um franciscano, que ostenta no peito uma reentrância fechada por um vidro onde se encontradepositado um dos ossos de um dos mártires de Marrocos.

No dia 19/01, pelas 08h00h,(dia principal da festa), domingo, o ponto alto das celebrações iniciam-se com a segunda Procissão Solene, pelas 10h00,  terminando com Eucaristia campal, no Adro da Igreja de Travassô. 

Podcasts:

6, Agosto 2020

Emissão de 2020.08.06

31, Julho 2020

Pedro Monteiro da Cáritas Paroquial da Gafanha da Nazaré, faz mais uma vez o balanço da semana e renova o apelo à boa vontade de todos.

31, Julho 2020

Iolanda Pereira, Facilitadora de Parentalidade Consciente e Coach Educacional, apresenta esta noite o livro infantil "Sem Parar", em direto e online na página do Facebook do projeto de Intervenção Educacional Eduque ...

31, Julho 2020

De segunda a sexta-feira, Luís Sancho, Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, junta-se às nossas manhãs para falar sobre um tema que a todos diz respeito - a nossa saúde!  

Hiper-...

30, Julho 2020

Luís Ferreira, o programador cultural do 23Milhas apresenta as propostas para os próximos dias!

30, Julho 2020

De segunda a sexta-feira, Luís Sancho, Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, junta-se às nossas manhãs para falar sobre um tema que a todos diz respeito - a nossa saúde!  

...

30, Julho 2020

Zetó Rodrigues da Oficina de Música de Aveiro fala de como a escola se adaptou à pandemia e fala das propostas e atividades para os mais pequenos em Agosto!

 

30, Julho 2020

África…Terra Nova", o professor António Batel Anjo fala do Dia Mundial da Conservação da Natureza

Dia Mundial da Conservação da Natureza

O Dia Mundial da...

29, Julho 2020

Um programa da responsabilidade do CIDTFF da Universidade de Aveiro. Porque a diferença está na Educação e a Educação faz toda a diferença.

Esta manhã a nossa convidada é a Investigadora Inês Cardoso, que...

29, Julho 2020

Jorge Pires hoje apresenta dois "livros para férias". Histórias bonitas que falam de avós e sabedoria de vida. "A avó que percorreu o mundo de bicicleta", de Gabri Ródenas e "A agenda vermelha",...