09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

África…Terra Nova - XII

10, Janeiro 2020

Mais uma edição com o Professor António Batel Anjo do "África…Terra Nova".

As Nações Unidas declararam 2020 o Ano Internacional da Saúde das Plantas ou Fitossanidade. A data foi uma conquista conjunta que resultou da união dos esforços da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Secretariado do International Plant Protection Convention (IPPC).

A iniciativa destaca a importância das nações, para garantir a saúde das plantas, protegendo a biodiversidade e o meio ambiente. Propõe-se igualmente acções que favoreçam a segurança alimentar e o desenvolvimento económico sustentável.

O Ano Internacional da Fitossanidade prevê a mobilização de governos, indústrias, cientistas, ONGs e da sociedade civil, para incentivar a inovação científica, reduzir a propagação de pragas e aumentar nos setores públicos e privados, ações e estratégias de proteção da biodiversidade.

Segundo o levantamento da responsabilidade da ONU, as pragas e as doenças das plantas são responsáveis pela perda de cerca de 40% das culturas a cada ano que passa. Por isso são essenciais esforços para aumentar a investigação científica e a vigilância sobre as culturas e a biodiversidade.

A resposta está em vários domínios da Ciência, desde a utilização de satélites para a observação da Terra ao IOT, passando pela robótica e sensorização para a protecção das culturas, sendo estes apenas alguns exemplos de C&T que podem contribuir para a segurança alimentar e a protecção dos ecossistemas.

Os ODS (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecem as acções para os próximos anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta, sobretudo para um equilíbrio entre a economia, as pessoas e ambiente.

Os seres humanos estão a ter um impacto devastador no meio ambiente, com um milhão de espécies de plantas e animais agora ameaçadas de extinção como resultado directo da actividade humana segundo o relatório da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas em Serviços de Biodiversidade e Ecossistemas (IPBES), onde também se pode ler que os seres humanos estão a destruir os mesmos ecossistemas que sustentam o seu modo de vida.

 

https://258science.blogspot.com/2020/01/2020-ano-internacional-da-saude-...

*****************************************************

Proposta Musical:

Grace, de Xavier Machiana  

Já a tocar nas rádios, “Grace” faz parte de um projecto de composição a solo que Xavier iniciou em 2014. Foi escrita em casa do músico, na Noruega, quando lá viveu por cinco anos. Até ficar pronta, o tema sofreu várias alterações, tendo sido gravada (uma parte) em Nova Iorque e finalizada nos estúdios da Ekaya, em Maputo, com a produção, mistura e masterização por João Carlos Schwalbach. Nas terras do “Tio Sam”, as gravações de guitarras foram confiadas ao guitarrista John Caban, que que trabalhou com Richard Bona, Alana Davis ou Art Neville. As razões dessa preferência? “Ele ouviu a música, gostou e logo disse-me que queria fazer parte do projecto”.

https://www.youtube.com/watch?v=gv3JuNwt3Z0

 

****************************************

Sugestão de Leitura:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news...

Podcasts:

6, Agosto 2020

Emissão de 2020.08.06

31, Julho 2020

Pedro Monteiro da Cáritas Paroquial da Gafanha da Nazaré, faz mais uma vez o balanço da semana e renova o apelo à boa vontade de todos.

31, Julho 2020

Iolanda Pereira, Facilitadora de Parentalidade Consciente e Coach Educacional, apresenta esta noite o livro infantil "Sem Parar", em direto e online na página do Facebook do projeto de Intervenção Educacional Eduque ...

31, Julho 2020

De segunda a sexta-feira, Luís Sancho, Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, junta-se às nossas manhãs para falar sobre um tema que a todos diz respeito - a nossa saúde!  

Hiper-...

30, Julho 2020

África…Terra Nova", o professor António Batel Anjo fala do Dia Mundial da Conservação da Natureza

Dia Mundial da Conservação da Natureza

O Dia Mundial da...

30, Julho 2020

Luís Ferreira, o programador cultural do 23Milhas apresenta as propostas para os próximos dias!

30, Julho 2020

De segunda a sexta-feira, Luís Sancho, Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, junta-se às nossas manhãs para falar sobre um tema que a todos diz respeito - a nossa saúde!  

...

30, Julho 2020

Zetó Rodrigues da Oficina de Música de Aveiro fala de como a escola se adaptou à pandemia e fala das propostas e atividades para os mais pequenos em Agosto!

 

29, Julho 2020

Um programa da responsabilidade do CIDTFF da Universidade de Aveiro. Porque a diferença está na Educação e a Educação faz toda a diferença.

Esta manhã a nossa convidada é a Investigadora Inês Cardoso, que...

29, Julho 2020

Jorge Pires hoje apresenta dois "livros para férias". Histórias bonitas que falam de avós e sabedoria de vida. "A avó que percorreu o mundo de bicicleta", de Gabri Ródenas e "A agenda vermelha",...