09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

Com

Terra África / Terra Nova - ligados ao Mundo IV

2, Outubro 2019

A Educação e o Desenvolvimento EconómicoAntónio Batel AnjoTerra Àfrica – 2019.10.2

Temos melhor educação porque somos desenvolvidos, ou somos desenvolvidos porque temos melhor educação?

A educação contribui para o desenvolvimento económico de várias formas, uma força que pode explorar as tecnologias e as novas ferramentas tecnológicas aumentando, desta forma, a produtividade e a competitividade das empresas. No entanto, a educação é ela própria o motor para a criação de novas ferramentas tecnológicas e novas formas de pensar. Indivíduos com mais competências, que adêém de uma melhor educação, mas não só, formam uma força de trabalho mais produtiva e mais flexível do ponto de vista da aquisição de novos conhecimentos.

As competências são a base dos curricula, de qualquer avaliação e são sem dúvida a única forma de conseguir ter uma visão estruturada sobre o desenvolvimento e alcance da aprendizagem a longo prazo. Com o mundo em rápida mudança é exigido aos alunos que possuam competências em áreas de Línguas, Matemática, Ciências, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a persistência, trabalho colaborativo e a curiosidade.As competências para o século XXI podem ser classificados em três grandes categorias: competências básicas, competências gerais e qualidades de carácter.

Ilustração 1: Competências Básicas, Gerais e de Carácter.O ambiente que rodeia a Escola está relacionado em grande parte com o tipo de cultura e organização social e económica envolventes. O professor é a figura maior do sistema de ensino. O seu papel face aos novos desafios colocados por uma escola aberta à sociedade e cuja afirmação como centro de informação e geradora de conhecimento se torna cada vez mais importante é decisivo para o sucesso dos alunos no futuro.

A atitude do professor deve acomodar os fenómenos de interculturalidade, de heterogeneidade social e as distintas realidades geográficas na sua actividade diária. São factores essenciais que devem presidir à sua actuação, seja quanto à forma e substância dos conteúdos didácticos e científicos oferecidos aos alunos, seja ainda em tudo quanto se refere ao processo avaliativo.O professor deve transmitir aos alunos valores essenciais e estruturantes como:a coesão social;a aceitação da diversidade cultural;promover igualdade de oportunidades e equidade;promover a participação crítica na vida democrática.

Sabendo que os progressos da aprendizagem são muito lentos e não se manifestam de forma imediata, é necessário que avaliação reforce outros processos de observação e de afinações rápidas sobre os curricula.É urgente mudar de atitude perante diferentes necessidades de novas formas de aprender, outros temas, em novos ambientes e claramente associadas a regras de responsabilidade e compromisso com o sucesso. Repensar o actual modelo de educação superior baseado nesta ideia de ter um conjunto de actividades voltadas para a experimentação e para o aumento do conhecimento é o papel de todos.A escola não é mais só uma entidade de instrução, sendo que o aluno não é mais o sujeito passivo para com as aulas e acrítico perante tudo o que o rodeia. Espera-se que o aluno seja um elemento activo num processo que envolve aprendizagem, experimentação e prática, com o objectivo final de reinventar o conhecimento. Todo este processo se realizada em laboratórios, no exterior da sala de aula, incentivando a pesquisa, o debate e a resolução de problemas, de forma a desenvolver o raciocínio lógico e crítico, aprimorando a sua capacidade de aprender.

Formar um profissional de excelência, não basta a garantia o perfeito domínio da ciência e da técnica, mas é fundamental dar ao aluno uma formação alicerçada no exercício da liderança para o desenvolvimento na ética e na orientação humanista.O relatório do Fórum Económico Mundial, escrito em colaboração com The Boston Consulting Group intitulado “Nova visão para a Educação: Libertar o potencial da tecnologia”, examina a forma como a Tecnologia pode melhorar a Aprendizagem.A tecnologia pode complementar e auxiliar as abordagens didácticas e pedagógicas, no ensino experimental e orientado para a resolução problemas. Podem igualmente facilitar a aprendizagem em áreas como a comunicação, criatividade, persistência e a colaboração. Será necessário:promover a utilização da tecnologia entre os professores, que permita a troca de experiências e de resultados destas;desenvolver recursos digitais, de fácil disseminação e de fácil utilização;criar projectos de formação, ensino e aprendizagem baseados em tecnologia.A ideia é trazer para a escola as tecnologias de ensino de forma progressiva e eficaz de modo a que o investimento em Tecnologia seja rentabilizado ao máximo e sempre tendo em vista uma melhoria da formação dos professores e da capacidade destes a usarem em sala de aula.

Desta forma, deverá ser efectuada uma análise da situação de modo a propor estratégias que possibilitem a criação de conteúdos digitais tendo em conta:a redução de custos, face a outros materiais impressos;a reutilização e adaptação;a possibilidade de em qualquer momento proceder a correcções científicas;a adaptação pedagógica;a equidade na sua disseminação (mobile, TV);elevados critérios de usabilidade e acessibilidade.Devem, igualmente, ser assegurados mecanismos que suportem formas colaborativas de desenvolvimento de conteúdos e da sua certificação científica e pedagógica, antes de serem disponibilizados à comunidade escolar.

O domínio da tecnologia, bem como das metodologias, competências, capacidades, fazem parte dos conhecimentos essenciais para induzir aprendizagem dentro de um determinado contexto sociocultural. Desta forma a dimensão da tecnologia assume uma importância crucial dentro de qualquer ideia de escola que deve procurar criar, actualizar e manter:infra-estruturas de circulação de informação (televisão e internet);meios de utilização da informação (telemóveis e computadores);plataforma integrada com conteúdos de gestão e de aprendizagem (livros digitalizados, e recursos educativos digitais).

Em Moçambique, tal como em outros países, apostou-se no ensino primário como forma de alcançar o desenvolvimento. Neste nível, os alunos alfabetizam-se e desenvolvem competências matemáticas básicas que lhes permitem participar da economia - deste modo a sua renda aumenta e diminuem as desigualdades sociais.

No entanto, à medida que as condições económicas se vão desenvolvendo, torna-se importante olhar as outras prespectivas, nomeadamente o ensino superior.

O desenvolvimento do ensino superior de forma organizada em termos de oferta e funcionando em rede é a fronteira entre o desenvolvimento tecnológico e produção de novas tecnologias, atingindo deste modo uma melhor educação.Uma melhor educação repercute-se numa melhor saúde, numa melhor preparação das meninas, fortalece os processos democráticos e a melhora a governança.Nos modelos estatísticos que explicam o crescimento económico dos países a educação é uma variável relevante. O que se procura estabelecer é se um melhor nível de educação neste ano produz um efeito de crescimento económico nos próximos anos e não o seu contrário. Pretende-se estudar, se uma melhor educação contribui para um maior desenvolvimento económico, daí que o seu financiamento seja uma peça essencial do puzzle que é a educação.  

********************************************************************** 

**********************************************************************************

SUGESTÃO MUSICAL

Miriam Makeba, apelidada de Mama Africa, era uma cantora, compositora, actriz sul-africana, embaixadora da boa vontade das Nações Unidas e ativista dos direitos civis. Associada a gêneros musicais como Afropop, jazz e world music. Lutou contra o apartheid e contra a segregação na Africa do Sul. Uma voz fantástica de uma mulher que sempre usou a música como uma arma contra segregação racial e a descriminação das mulheres. 

https://www.youtube.com/watch?v=Zq5S5sH1Ikk

Podcasts:

21, Março 2024

Nesta edição do Espaço Cultura, Nuno Alexandre apela à participação dos ouvintes que amam fotografia no projeto da Casa do Artista "Imagem Solidária". Nuno celebra com humor o Dia Mundial da Poesia, declamando um poema de Rui Zink sobre as...

14, Março 2024

Nesta edição do Espaço Cultura, Nuno Alexandre felicita os Perpétua pela sua participação no Festival da Canção 2024 e felicita a canção vencedora, a canção "Grito", interpretada por Iolanda que irá representar Portugal na Eurovisão em Malmö, na...

8, Março 2024

Maria José Santana assinala no programa da manhã o Dia Internacional da Mulher e celebra o 5º. Aniversário da Aveiro Mag!

8, Março 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

8, Março 2024

Ana Jervis, Mónica Monteiro e Paula Soares. Juntas a dividir conhecimento!

Este mês de março é o mês do granel e da reutilização, à semelhança do mês do granel que foi feito no ano passado em março pela primeira vez. Está a ser dinamizado...

7, Março 2024

Nesta edição do Espaço Cultura, Nuno presta tributo a António-Pedro Vasconcelos. Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, Nuno Alexandre recomenda o filme "Vizinhas" e outros filmes disponíveis na RTP PLAY num catálogo intitulado "Contado Por...

29, Fevereiro 2024

Nesta edição do Espaço Cultura, Nuno Alexandre recomenda aos ouvintes que no sábado à noite liguem a TV na RTP1 para assistir à segunda semifinal do Festival da Canção. De 2 a 24 de Março vai estar a decorrer em Águeda o Festival Cadências, uma...

15, Fevereiro 2024

A Descrição do podcast desta semana: Espaço Cultura com Nuno Alexandre. Nesta edição do Espaço Cultura, pela ocasião do Dia Mundial da Rádio, Nuno Alexandre relembrou a importância da Rádio nas nossas vidas, na informação, no entretenimento e na...

8, Fevereiro 2024

Nesta edição do Espaço Cultura, Nuno recomenda aos ouvintes que se desloquem à Galeria da Antiga Capitania, em Aveiro, para desfrutarem da exposição de José Maçãs de Carvalho "A mudança é eterna. Nada muda Nunca". A exposição é inaugurada no dia...

1, Fevereiro 2024

Nesta edição do Espaço Cultura, Nuno recomenda que no dia 2 de Março se desloquem à Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré. Estará em cena a peça de Hugo Vand Der Ding "A Grande Fantochada". Bilhetes disponíveis no site da BOL.Ainda nesta...