11:00

ambiente-um minuto

Com

O que fazer aos protetores solares que sobraram este verão?

18, Setembro 2023

As férias estão a acabar, não é? E a praia também, imagino...

E com isto, temos uma pergunta para si. O que vai fazer aos cremes protetores que sobraram este ano?

Sabia que tal como os outros produtos de cosmética, também os cremes protetores têm prazo de validade?

É verdade, se procurar no seu frasquinho/embalagem do creme protetor, verá que existe uma pequena imagem de um frasco de creme aberto com um número e a letra "M". Esta é a indicação dos meses em que é seguro utilizar o produto após a abertura.

Utilizar um protetor solar cujo prazo de validade já expirou não irá permitir proteger da radiação UV de forma total. Há componentes que se deterioram e os filtros de UV podem já não estar distribuídos pelo produto uniformemente. Além disso, podem ainda provocar irritações na pele.

Regra geral, e quando armazenados de forma adequada, estes prazos variam entre 12-30 meses. Por isso tenha atenção e verifique se será correto guardar o seu creme protetor até para o ano. Ou se o melhor é continuar a usá-lo diariamente nas áreas expostas ao sol, mesmo sem idas à praia. Afinal ainda vão existir muitos dias quentes pela frente!

Alexandra Monteiro

Podcasts:

11, Setembro 2023

Mais um ano letivo que vai começar, e pode começar da melhor forma se formos amigos do ambiente!… e pode ser muito mais fácil do que pensas.

Aqui ficam as nossas sugestões para poupares na carteira e no ambiente

1. Reutilizar antes de...

4, Setembro 2023

Entraste na UA? A sério? Estás preparado para começar um ano inesquecível?

À semelhança dos anos anteriores, a UA tem um conjunto de atividades para te introduzir à tua nova casa. Um programa de Acolhimento que tem início no dia 12 e que...

28, Agosto 2023

Esta semana damos a conhecer mais um projeto de investigação do Departamento de Ambiente e Ordenamento, o Projeto BESIDE, financiado pela União Europeia.

O objetivo principal do projeto liderado por Helena Viera, investigadora do DAO, é o...

21, Agosto 2023

Sabemos que o consumo de qualquer fruto ou legume é benéfico, mas quando procuramos alternativas biológicas os preços podem por vezes dissuadir-nos de uma escolha mais saudável.

A verdade é que os alimentos biológicos custam, geralmente,...

14, Agosto 2023

Férias de verão, esperamos largos meses por elas. E não são férias de verão sem um churrasco com amigos, família, música e boa disposição!

Por isso damos aqui várias dicas para um churrasco mais amigo do ambiente:

- Faça uma lista do...

7, Agosto 2023

Vais concorrer ao ensino superior? A Universidade de Aveiro tem à tua espera 2345 vagas disponíveis para o ano letivo 2023/2024 distribuídas por 53 licenciaturas, incluindo a licenciatura em Engenharia do Ambiente com 22 vagas. Se o teu futuro...

31, Julho 2023

Já falamos aqui do Fundo Ambiental, um mecanismo criado pelo governo para apoio de políticas ambientais e de ação climática.

Existem vários programas abertos neste âmbito direcionados a entidades publicas e privadas. O Incentivo pela...

24, Julho 2023

Testemunho de uma recém formada Engenheira do Ambiente, Beatriz falamos da sua experiencia como aluna e do processo de entrada no mercado de trabalho.

Beatriz

17, Julho 2023

Olá, sou o Diogo, e estou a terminar o mestrado em engenharia do ambiente.

Para mim a mais-valia do curso de engenharia do ambiente é juntar várias áreas como as ciências naturais, a Físico-química ou a matemática ensinando a perceber e...

10, Julho 2023

No outro dia perguntaram-nos, mas afinal o que faz um Engenheiro do Ambiente?

Nada melhor do que este minuto da radio para responder!

Um Engenheiro do Ambiente estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões...