11:00

ambiente-um minuto

Com

Mais carraças…relação com alterações climáticas

29, Maio 2023

Quase todos os dias ouvimos falar de alterações climáticas e dos seus efeitos, mas sabia que também podem afetar bastante a saúde e bem-estar dos seus animais domésticos?

Sim , é verdade. A subida da temperatura global está a colocar em risco a sobrevivência de várias espécies, ao mesmo tempo que está a permitir o aumento de outras. Especialmente de insetos e parasitas que, por causa do calor, sobrevivem mais tempo e reproduzem-se mais facilmente.

As picadas de parasitas, além de irritarem os nossos amigos de quatro patas, também podem transmitir vírus e infeções que causam doenças em humanos. A doença de Lyme, por exemplo, é uma infeção bacteriana transmitida por carraças que pode causar artrite, deformidades nas articulações ou febre, outros vírus transmitidos podem causar encefalites e meningites, doenças do sistema nervoso central de elevada gravidade.

Por isso, agora é muito importante estar atento e ter o cuidado de desparasitar periodicamente o seu animal de estimação e usar repelentes eficazes na forma de gotas ou colares, para manter os insetos afastados.

Proteja a saúde dos seus animais e a sua!

Diana Patoilo

Podcasts:

11, Março 2024

O dia 15 de março assinala o dia mundial dos direitos do consumidor mas hoje não vos vamos falar de direitos mas sim de deveres! Num futuro sustentável, os consumidores desempenham um papel vital na preservação do nosso planeta. E são alguns os...

26, Fevereiro 2024

Esta semana perguntámos ao ChatGPT dicas de como fazer turismo mais amigo do ambiente! E ele deixou-nos uma mão cheia de dicas para que este ano possa explorar o mundo com cuidados ambientais!

  • O turismo amigo do ambiente começa em casa...
12, Fevereiro 2024

No passado dia 2 de fevereiro celebrou-se o dia mundial das Zonas Húmidas por isso fomos perguntar ao Chat GPT sobre o que podemos fazer para proteger as zonas húmidas? (ah, tivemos que traduzir bastante termos em português do Brasil!)

...

5, Fevereiro 2024

Este mês de Fevereiro pedimos ao Chat GPT para ser ele a produzir o texto destes minutos. Um teste à Inteligência Artificial sobre os temas ambientais. E porque não começar mesmo pela Inteligência Artificial e do seu impacto no ambiente. Então...

29, Janeiro 2024

No próximo dia 4 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, e a comemoração destes dias serve sobretudo para nos lembrarmos de questões tao importantes como podemos proteger a nossa saúde. O nosso bem maior, certo?

...

22, Janeiro 2024

Como diziam os nossos avós: -De pequenino se torce o pepino! E tinham toda a razão, os hábitos que transmitem às crianças permanecem para toda a vida. Por isso, a importância da educação ambiental das gerações mais novas!

No dia 26 de...

15, Janeiro 2024

Ano Novo, Vida Nova! Não é? E se nesta vida nova também incluirmos hábitos sustentáveis que podem fazer toda a diferença para o nosso planeta. Nós damos uma ajuda, aqui vão, então, algumas dicas para um ano 2024 mais sustentável:

  • ...
8, Janeiro 2024

Nesta altura de natal, são precisos muitos embrulhos.

E com eles, muitos sacos vêem atrás, certo?

Hoje temos uma pergunta que pode parecer muito fácil: quais os sacos que têm menor pegada ambiental?

Pode não parecer, mas os...

1, Janeiro 2024

Chegou o Natal! Temos rabanadas, sonhos, o pão-de-ló a sair do forno e as entradas na mesa! E para prato principal: bacalhau cozido, peru assado ou polvo guisado? Normalmente, a escolha é simples e a tradição e gostos da família é que ganham. Mas...

25, Dezembro 2023

Chegamos a dezembro e com ele chega também a procura pelo melhor prato para a ceia de Natal. O bacalhau tem lugar cativo na cozinha dos portugueses e por isso ouvimos muito falar da importância de uma pesca sustentável, mas já refletiu sobre os...