11:00

ambiente-um minuto

Portugal no TOP dos efeitos extremos das AC

27, Junho 2022

Já todos sabemos do flagelo das alterações climáticas e do aumento dos eventos extremos. Mas quando este problema global tem chamadas de atenção no nosso cantinho em particular, toca-nos mais, não?

O mês de maio de 2022 foi considerado o 5º mais quente a nível Global e o mais quente em Portugal Continental. A temperatura média muito superior ao valor normal com uma anomalia de + 3.47 °C.

Em relação à precipitação na Europa, verificaram-se, condições mais secas do que a média em grande parte da Europa Central e Ocidental, em particular na região sudoeste, afetada pela onda de calor. Em Portugal, o valor médio da precipitação em maio foi cerca de 13% inferior ao valor normal 1971-2000. Em relação à situação de seca meteorológica verificou-se um agravamento em todo o território, com um aumento muito significativo da área em seca severa, estando agora 97 % do território nessa classe.

Estes dados têm que servir muita mais para além da estatística! Eles são mais uma chamada de atenção, entre tantas, para reagirmos.

Alexandra Monteiro

Podcasts:

15, Agosto 2022

Há umas semanas atrás o Oceano inundou Lisboa e não foi uma tragédia. Milhares de pessoas deram à costa para falar sobre o oceano comum, sob o tema “Salvar o Oceano, proteger o nosso futuro”. Tratou-se da segunda Conferência das Nações Unidas...

8, Agosto 2022

Lembra-se de há uns tempos atrás termos falado do projeto REAP da Universidade de Aveiro? Um projeto que visa que alunos e trabalhadores da UA poderem ser reembolsados por cada garrafa ou lata que devolvam.  

Pois é, saiba que a partir...

1, Agosto 2022

As candidaturas ao ensino superior estão aí.

Acredito que nesta altura já quase todos saibam o que gostariam de estudar e candidatar-se… mas para os mais indecisos ou os que desconhecem toda a oferta formativa, hoje falamos-vos de uma...

25, Julho 2022

As férias estão quase, quase aí!! E apesar de ser o momento perfeito para relaxar e usufruir,

podemos fazer isso de uma forma sustentável e sem aumentar a nossa pegada de carbono!

Aqui ficam algumas dicas para tornar as suas ferias...

18, Julho 2022

A Universidade de Aveiro é parceira do Projeto europeu FairFood for a Smart Life. Este projeto tem como objetivo contribuir para a saúde da população através de uma educação nutricional inspirada na dieta alimentar dos nossos antepassados,...

11, Julho 2022

Sabia que em abril a Universidade de Aveiro lançou um sistema de reciclagem que permite aos estudantes e trabalhadores da Universidade depositar embalagens de alumínio e PET e receber por isso.

Esta devolução é realizada em equipamentos...

4, Julho 2022

Substituir os copos de café de plástico pelos de papel dá a sensação de estar a fazer uma escolha mais ecológica. Mas esses copos de papel são recicláveis? Como fazer para reciclá-los?

À proibição da União Europeia dos produtos de plástico...

20, Junho 2022

Sabia que cada português produz em média mais de 1 kg de “lixo” por dia, sendo metade biodegradável? Por que não transformar esse rico recurso em adubo de elevada qualidade através da compostagem?

E Sabia que a UA já tem o primeiro...

13, Junho 2022

Já ouviu falar em pegada ecológica? A pegada ecológica é a marca do que fez ao longo da sua vida, ou seja, como as suas atitudes afetam o meio ambiente.

Este conceito fazer-nos refletir e ajuda a encontra formas mais sustentáveis de viver e...

6, Junho 2022

Sabia que no próximo dia 8 de junho celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos?

É verdade! Para além de toda a sensibilização que os oceanos têm merecidos, desde as camadas mais jovens, até aos adultos… também na investigação são vários os...