11:00

ambiente-um minuto

Usar as lareiras sem prejudicar o ambiente

1, Março 2021

O frio que sentimos em Dezembro e Janeiro ainda está na nossa memória, certo? Mas de alguma forma, esta chuva faz-nos ter saudades desses dias de sol...não?

Sabiam que durante esse período bateram-se records de consumo de biomassa/lenha? É verdade. Quem não gosta do conforto de uma lareira acesa?

Mas sabia que estes dias frios de inverno (cheios de sol e com pouco vento) estão geralmente associados a condições meteorológicas que favorecem a fraca dispersão dos poluentes e a problemas graves de má qualidade do ar (partículas) com riscos para a saúde humana?

É verdade. Mas significa isto que deveremos deixar de acender a nossa acolhedora lareira?

Há várias medidas que podemos tomar sem comprometermos o nosso conforto. A primeira pode começar na escolha da biomassa usada na queima, existindo opções no mercado, como pellets, que possibilitam a redução acentuada da emissão de partículas. Outra forma de reduzirmos este impacto, no caso da nossa lareira ser uma forma de calor alternativo, porque não acendê-las em dias de chuva ou grande instabilidade? Nesse caso não haverá qualquer problema!

Pense nisso...na próxima vez que pensar acender a lareira!

Alexandra Monteiro

Podcasts:

12, Abril 2021

Tens um curso superior na área das ciências e engenharias e gostarias de aprender mais e quem sabe fazer um mestrado?

Gostarias de ter alguma influência no futuro do nosso planeta? Se sim, o Departamento de Ambiente e Ordenamento da...

5, Abril 2021

Já ouviu falar do Campi Piquenique?

Trata-se de um serviço inovador criado pela Universidade de Aveiro que pretende disponibilizar mais uma opção à comunidade académica, que assim pode usufruir sem preocupações de uma refeição saudável ao...

29, Março 2021

Apesar do contexto especial em que vamos celebrar a Páscoa este ano, haverá lugar a amêndoas e aos doces mais típicos, mesmo sem família sentada à mesma mesa. Por isso venho questioná-lo sobre as práticas de reciclagem e para uma Pascoa mais...

22, Março 2021

Sabia que em Portugal já se comemora o dia da Árvore desde 1913?

A 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913, entretanto no ano de 1971 a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação elegeu o dia 21 de março...

15, Março 2021

Já não é novidade que o uso de máscaras para proteção da covid-19 está a criar um "tsunami" de resíduos extra produzidos. A quantidade de plásticos não reutilizáveis aumentou exponencialmente. E muitos desses materiais já estão espalhados no...

8, Março 2021

Com certeza que já foi ou conhece alguém que foi testado ao COVID-19. A recolha com a zaragatoa pelo nariz e garganta é bastante desconfortável, dispendiosa e resulta em grandes quantidades de material médico descartável.

Foi a pensar nisso...

22, Fevereiro 2021

Os estudos dizem que 9 em cada 10 pessoas acredita que cada um de nós tem a responsabilidade de contribuir para a sustentabilidade? No entanto, nem sempre isso acontece, no nosso dia a dia-a-dia temos hábitos difíceis de mudar, ou porque dá...

15, Fevereiro 2021

Este ano, o Carnaval será diferente: não há férias, não há festas e nem desfiles Carnavalescos. Mas nem por isso se perde a folia: há muitas formas divertidas de celebrar o Carnaval em família, mesmo em casa!

Será muito divertido dar asas à...

8, Fevereiro 2021

Ainda se lembra do nosso desafio para 2021? 12 passos (em jeito das 12 passas) que podem mudar o Ambiente para melhor, e ter um Ambiente Novo neste Ano Novo?

Pois é, hoje falta dizer-lhe os últimos 4 passos a tomar (do total de 12). E aqui...

1, Fevereiro 2021

Como correm os primeiros passos/desafios? Já há algum feito? Esperamos que sim...e acima de tudo...contamos todos consigo (e connosco!).

Hoje dizemos os próximos 4 passos (dos 12) para um Ambiente Novo neste Ano Novo!

5. Optar por...

Em Agenda:

19, Abril 2021

Mas afinal, o que é a economia circular?

A economia circular é o oposto do modelo económico linear baseado no princípio “produz - utiliza - deita fora”.

É um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a...