11:00

ambiente-um minuto

Porque nos preocupam os microplásticos nos sistemas aquáticos

8, Abril 2019

Os plásticos, em particular os microplásticos (partículas com dimensão inferior a 5 mm), são poluentes ubíquos e persistentes que constituem uma preocupação científica e social emergente. A sua elevada aplicação e uso, aliadas a uma gestão inadequada, contribuíram para a sua acumulação nos sistemas aquáticos, podendo atingir elevadas densidades. Os microplásticos, podendo-se apresentar em diversas cores e formas (como fibras, pellets e fragmentos), podem resultar da fragmentação de macroplásticos ou podem efetivamente ser produzidos com dimensão micro.

Dada a sua pequena dimensão, os microplásticos podem interagir com os organismos aquáticos, desde organismos zooplanctónicos a peixes, e deste modo, causar efeitos nefastos nas espécies aquáticas que os ingerem.

É neste sentido que temos assistido a um esforço recente por parte da comunidade científica para compreender as implicações dos microplásticos nos ecossistemas aquáticos. 

Certos dos potenciais impactos dos microplásticos nos sistemas aquáticos urge adotarmos práticas que promovam a redução e uso de plásticos! Está nas suas mãos esta mudança!

 

Podcasts:

22, Junho 2020

Sempre ouvimos dizer que as florestas são os pulmões da terra. O que pouca gente sabe é que, na realidade, as plantas podem fazer toda a diferença na qualidade do ar interior!

Pode parecer estranho, mas os interiores de nossas casas podem...

15, Junho 2020

Nesta nova realidade em que vivemos, apostar numa horta em casa pode encher o nosso o olfato e palato de sabores frescos, acabadinhos de apanhar, e também poupar nas compras de supermercado. Conseguimos convencê-lo? Esperamos que sim!

Aqui...

8, Junho 2020

Vais escolher o teu curso superior daqui a uns dias e decidir um pouco do teu futuro?

E gostarias de decidir também sobre o futuro do nosso planeta?

Sim? Então este minuto é para ti...

Na Universidade de Aveiro, uma das...

1, Junho 2020

Já pensou para vão os seus esgotos? Em Portugal, cada cidadão consome diariamente nas actividades domésticas quase 200 litros de água. Grande parte dessa água acaba no esgoto, onde tem que ser...

25, Maio 2020

Estamos todos mais ou menos confinados em casa, e isso dá-nos oportunidade de cozinharmos mais, seja com mais ou menos esmero. Sabia que pode poupar muito a cozinhar pratos deliciosos? ...

18, Maio 2020

Cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por água. Embora a maior parte esteja nos oceanos, podemos encontrá-la também na atmosfera, no solo e em todos os seres vivos. Na verdade, em média, 70% do peso de cada ser vivo é água. No entanto,...

11, Maio 2020

Comemorou-se há poucos dias o Dia do Trabalhador, a 1 de maio, onde são relembrados os direitos de todos trabalhadores.

Só que...

4, Maio 2020

Todos os anos, no primeiro domingo de Maio festejamos o dia da Mãe e independentemente da idade que temos, dos mais pequenos aos adultos a nossa mãe é sempre uma mulher única e inigualável na...

27, Abril 2020

Agora que estamos por casa e com mais tempo para fazer as tarefas domésticas, é a melhor altura para praticarmos as melhores atitudes na reciclagem!

Há quem reclame dizendo que “porque razão tem que reciclar se já paga a taxa de resíduos...

20, Abril 2020

No final do ano passado todas as atenções do mundo estavam viradas para alterações climáticas e para a emergência de mudarmos hábitos para salvar o nosso Planeta!

Mas ninguém poderia imaginar que passados três meses, as estradas estariam...