Xavier Vieira quer manter liderança da Associação Académica na celebração dos 40 anos da AAUAv.

2017-12-08 13:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Xavier Vieira, 23 anos, aluno da licenciatura de Administração Pública, natural de Nariz, é recandidato à Presidência da Associação Académica da Universidade de Aveiro para o mandato de 2018 e quer fazer do próximo ano momento especial na celebração dos 40 anos da AAUAv.

Lidera o projeto “Discutir a Academia” que surge em linha de continuidade com o movimento “Unir Academia” que esteve ao longo do ano de 2017 nos Órgãos Sociais da Academia Aveirense.

O dirigente defende que a criação de uma plataforma em website vai garantir a credibilização de uma rede, contribuindo assim para um melhor posicionamento e consequentemente um aumento no número de parceiros, também em Águeda e Oliveira de Azeméis.

Os resultados negativos das Semanas Académicas estão a preocupar a instituição que pretende conter os custos da organização com a montagem de uma estrutura multiusos no Crasto.

“A construção do campo sintético por parte da Universidade de Aveiro, na zona do Crasto, revela a possibilidade de reivindicarmos a preparação do espaço para futuro acolhimento de eventos. Afirmamos que a tenda deverá ser polivalente, albergando as Semana Académicas e também eventos como UA Open Campus, PmatE e Feiras de Emprego, tendo sempre como suporte a infraestrutura da Casa do Estudante, o que permitirá poupanças logísticas consideráveis”.

Para concretizar este projeto conta com a abertura do tecido empresarial da Região de Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis.

“O objetivo passará por procurar criar relações através da realização de atividades com o Parque da Ciência e Inovação”.

Xavier Vieira defende que o mandato cumprido tem sucessos que exigem sustentação encontrando vantagens na centralização de toda a gestão de equipas, atletas e jogos da Taça UA, garantindo que todos os atletas sejam sócios da Associação Académica.

Os quadros profissionais da Instituição serão mudados para o centro do Campus, nas catacumbas aumentando o leque de serviços que a Instituição presta ao estudante, tais como, abertura de um centro de fotocópias nas Catacumbas, a junção do quiosque com o Centro Aveiro É Nosso e a abertura do Espaço da Bicicleta.

A candidatura da Lista A quer discutir o projeto associativo para fomentar a capacidade interventiva junto da comunidade académica e diz que o Orçamento Participativo da AAUAv é para manter.

A proposta vencedora em 2017 foi a criação de uma sala de estudo 24 horas no Campus com todo o tipo de material necessário.

Neste momento, encontra-se no processo de negociação com a reitoria para viabilizar a implementação do projeto na ordem dos 2 mil euros.

Promete implementar uma reformulação e afirmação dos atuais modelos desportivos e culturais realçando o título europeu (Equipa de Andebol Feminina – Vice Campeãs Europeias) e o 2º lugar no Troféu Universitário Clubes, que corresponde à melhor classificação de sempre e uma participação de três atletas nas Universíadas em Taipé.

O desafio para 2018 estará centrado na organização das Fases Finais 2018 esperando decisão por parte da Federação Internacional do Desporto Universitário relativamente à apresentação de uma candidatura para a organização do Campeonato Mundial Universitário de Corta-Mato para 2020.

No que toca a parcerias desportivas a UA vai iniciar o processo de abertura a parcerias com clubes locais e nesse sentido a Associação Académica afirma-se disponível para a discussão com aposta nos benefícios aos “estudantes-atletas”.

Uma das apostas centrais estará na profissionalização da comunicação da Associação Académica.

A celebrar 40 anos em 2018, a AAUav quer um ano marcante e especial. “Desta forma, o ano terá que ser totalmente marcante! Primordial será fazer sentir o estudante assim como todas as instituições da região de Aveiro que a Associação Académica está presente na região e capaz de fazer a mudança junto dos seus pares”.