Vista Alegre inicia Exposição sobre Património Musical.

2019-02-09 10:15

Categoria: 

Concelho: 

A Vista Alegre, vencedora do Prémio Regiostars 2018 da Comissão Europeia, na categoria na categoria “Escolha do Público”, apresenta de 9 de fevereiro a 14 de abril, no Museu Vista Alegre uma nova exposição temporária, de entrada livre, dedicada ao património musical da Fábrica e do Bairro Operário da Vista Alegre. Duas oficinas e workshops criativos complementam esta exposição.

A exposição “Há Música na Vista Alegre” dá a conhecer uma perspetiva sobre a presença da música no Lugar da Vista Alegre.

Desde a obrigatoriedade do ensino musical, estatutariamente definido pelo fundador, José Ferreira Pinto Basto, em 1824, às histórias da Banda Filarmónica e dos Orfeões, até ao Jazz ali tocado.

Através do cruzamento de objetos e instrumentos, documentos, memórias orais e fotografias, pretende-se apresentar o universo musical num contexto operário, tendo como cenários a Fábrica de Porcelana e o Bairro Operário da Vista Alegre.

De entrada livre e com curadoria de Pedro Rocha, a exposição reflete uma parte do seu trabalho de doutoramento e dos seus projetos de investigação científica sobre a Vista Alegre, nomeadamente o projeto “Nossa Música, Nosso Mundo: Associações Musicais, Bandas Filarmónicas e Comunidades Locais”, que liga hoje o Museu Vista Alegre, o Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança de Aveiro e outros parceiros locais.

Pedro Rocha é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, com tese desenvolvida no Bairro e no Museu, e o seu estudo da Vista Alegre tem incidido nos domínios da Etnomusicologia, Gerontologia e Ciências da Educação.

Nos workshops, destaque dia 16 de fevereiro, das 17h às 18h, para “Escutar Memórias”. O Museu Vista Alegre abre os recônditos lugares das suas memórias para partilhar alguns dos segredos das suas coleções, materializados em fotografias, documentos e objetos que pertenceram à Banda e aos Orfeões da Vista Alegre.

Neste dia, os visitantes serão desafiados a abrirem as caixas arrumadas nos armários e a descobrir, de novo, a vida da música e a música da vida.

A 16 de março, o Museu Vista Alegre convida a participar num workshop de entrada livre com os CRASSH, e a descobrir que a música tem Vista Alegre.

Neste workshop, que se irá realizar das 10h30 às 12h30, os participantes vão poder explorar as sonoridades musicais provenientes da porcelana recorrendo ao corpo, à voz e a vários instrumentos.