Vista Alegre apela à participação popular na consulta pública de classificação da festa em honra de Nossa Senhora da Penha de França.

2015-02-26 11:34

Categoria: 

Concelho: 

A Vista Alegre dirigiu à Direção Regional do Património Cultural, em Dezembro de 2014, um pedido para inscrição da Festa em Honra de Nossa Senhora da Penha de França no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e a classificação segue para consulta pública. Após o parecer favorável da Câmara Municipal de Ílhavo, da Paróquia de São Salvador e da Direção Regional de Cultura do Centro, o processo de registo da Festa avançou para a fase de consulta pública e a empresa espera participação alargada na plataforma on-line do Património Cultural Imaterial.

A Festa em honra de Nossa Senhora da Penha de França é um evento religioso e cultural que se realiza no primeiro fim-de-semana do mês de Julho, no lugar da Vista Alegre, em Ílhavo. Invocando o culto à Nossa Senhora da Penha de França, tem como local central a capela aí construída em sua honra, nos finais do século XVII, pelo Bispo D. Manuel de Moura Manoel. 

Com o estabelecimento da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, em 1824, as celebrações foram absorvidas pela empresa. As festividades passaram a ser patrocinadas pela Administração e organizadas pelo seu pessoal. 

Para além da dimensão religiosa, a festa adquiriu novos contornos, tornando-se num importante momento de convívio entre funcionários, administração, moradores do bairro da Vista Alegre e elementos da comunidade local. Resultado de um conjunto particular de desenvolvimentos históricos, as festas possuem hoje um carácter invulgar, agregando actividades religiosas, como a procissão ou missa, a momentos de construção e celebração da identidade empresarial como, por exemplo, o almoço dos reformados, os jogos tradicionais ou o hastear da bandeira da Vista Alegre.