Virgílio Ferreira orienta formação em fotografia.

2016-01-26 11:30

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito da exposição de fotografia “Ser e Devir”, patente até 24 de abril, o Museu Marítimo de Ílhavo vai promover o workshop de fotografia “Da ideia ao projeto”, orientado pelo autor da exposição, Virgílio Ferreira. A ação realiza-se durante três fins de semana, sábado e domingo, de manhã e de tarde, nos dias 6, 7, 13 e 14 de fevereiro e 5 e 6 de março.

Este trabalho de Virgílio Ferreira é sobre a emigração portuguesa. Nesta série, o autor procurou representar ideias de identidade híbrida, explorando conceitos do “Terceiro Espaço”, do “Velho e do Novo”, a polaridade de viver entre culturas, idiomas, paisagens e fronteiras estrangeiras.

A formação tem como objetivos introduzir algumas estratégias e técnicas usadas nas diversas áreas temáticas da fotografia documental e artística; explorar paisagens culturais, sociais ou emocionais; criar histórias sobre lugares ou pessoas; desenvolver novas competências em termos de linguagem visual, técnica e conceptual associadas à produção fotográfica contemporânea.

Durante a formação intensiva de três fins de semana, os participantes irão realizar um projeto individual, que terá como objetivo a produção de um portfólio até ao final do workshop. Durante o curso os participantes terão orientações teóricas, técnicas e criativas, com discussão e análise do trabalho realizado.

A formação tem como destinatários estudantes e profissionais de fotografia ou de outras áreas artísticas, professores e público em geral interessado em fotografia. Os participantes deverão ter mais de 18 anos e cada um deverá utilizar o seu próprio equipamento e materiais.

O Museu Marítimo de Ílhavo tem patente até 24 de abril a exposição de fotografia “Ser Devir”, de Virgílio Ferreira, que terá visita guiada com o autor no dia 5 de março.

Este projeto de fotografia, desenvolvido durante o ano 2013, está integrado no prémio Europeu 1000 WordsAward, organizado pela 1000 WordsPhotography (Reino Unido), em colaboração com a Cobertura Photo (Espanha), Atelier Visu (França), e em associação com a MagnumPhotos.