Vinhos e espumantes da Bairrada mostram-se no Rio de Janeiro.

2016-08-04 12:10

Categoria: 

Concelho: 

O arranque dos Jogos Olímpicos Rio 2016, evento que se prolonga até dia 21, vai contar com marca portuguesa também no campo dos vinhos. A Bairrada foi a região eleita para fazer representar e promover os néctares de Portugal além fronteiras na bagagem do comité Olímpico.

Espumante, branco e tinto: são três os vinhos que envergam a marca ‘Comité Olímpico de Portugal Bairrada’ e vão estar à prova nos momentos gastronómicos e de celebração da Missão Portuguesa nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O ‘Comité Olímpico Bairrada Grand Cuvée Bruto 2012’ é feito a partir de quatro castas: a tinta Baga, considerada a casta rainha da região; e as brancas Bical, Arinto e Chardonnay. Um vinho espumante de aparência pálida na cor, revelando sensações cromáticas acinzentadas, decorrentes da uva tinta da casta Baga, que conjuntamente com a Bical e Chardonnay completam o lote.

As tipicamente bairradinas Bical e Maria Gomes estão na base do ‘Comité Olímpico Bairrada branco 2015’, às quais se junta a amplamente conhecida casta Arinto.

Touriga Nacional (35%), a representar a nação, e Baga (65%), a casta rainha da Bairrada, dão corpo ao ‘Comité Olímpico Bairrada tinto 2011’, um tinto de cor rubi profunda com excelente potencial de envelhecimento (mais de 10 anos). No aroma é frutado, floral, vegetal e especiado, percebendo-se ainda muito ténues notas aromáticas de barrica de carvalho como tosta e baunilha. Na boca é volumoso e estruturado. P

Este é o resultado do acordo celebrado, a 15 de Junho, envolvendo o Comité Olímpico de Portugal (COP), a Associação Rota da Bairrada (ARB) e a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB).

Pedro Soares, Presidente da CVB, está orgulhoso deste acontecimento, uma vez que esta é “mais uma forma de valorizar os produtos da Bairrada”. Já Jorge Sampaio, Presidente da ARB, acredita que este acordo é oportunidade de “associar a marca da Bairrada a um grande acontecimento como são os Jogos Olímpicos”. Artur Lopes, Vice-Presidente do COP, afirmou que “a Bairrada é uma marca de Portugal, tem força e especificidade e nestes Jogos Olímpicos terão mais uma oportunidade única de afirmar a sua portugalidade”.