Veterinárias lançam guia completo sobre cães.

2015-11-05 11:10

Categoria: 

Concelho: 

Sónia Miranda e Inês Fonseca, veterinárias que operam em Aveiro e Lisboa, assinam um guia que ajuda a orientar a relação com os cães. A obra chega às bancas no dia 10 de Novembro. Com um prefácio escrito pelo ator Ruy de Carvalho e por Paula Carvalho, este livro, dividido em 10 capítulos, procura ajudar a prolongar a esperança média de vida dos cães.

Um guia atual e completo que pretende alertar para o facto de a relação mantida com os cães estar para além de festas e carinhos, como referem as autoras ao longo deste livro. “Mas o amor aos animais é muito mais que isso. Quando nascem, apesar dos cuidados da mãe, eles precisam de cuidados especiais, de uma atenção redobrada ao meio que os rodeia. Será sempre necessária uma presença, quase permanente, na sua educação”.

Esta livro ajuda a compreender as etapas vividas pelo cão, desde a alimentação, à medicina preventiva, ao guia de primeiro-socorros, assim como algumas curiosidades e perigos que o podem afetar ou ainda questões do dia-a-dia.

“Eles têm fragilidades que lhes podem afetar a parte física, mas existe sempre a esperança da cura, a força do saber e a vontade de amparar quem acredita na possibilidade de se amar profundamente os nossos companheiros de quatro patas”.

“Cool Dog” tem ainda um papel de responsabilidade social, uma vez que, por cada exemplar vendido, 1€ reverte para a Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem por objetivo promover por todos os meios ao seu alcance, em cooperação com entidades públicas e privadas, o apoio e a integração social, cultural e profissional do deficiente visual e que tem como principal resposta social a Educação de Cães-guia para Cegos.

Sónia Miranda é médica veterinária desde 1998, exercendo desde então clínica de animais de companhia. Diretora clínica do Hospital Veterinário do Baixo Vouga (HVBV), é responsável pela cirurgia de tecidos moles, ecografia e endoscopia.

Inês Fonseca, licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, iniciou a sua atividade profissional como médica veterinária, em 2005, no grupo Hospital Veterinário Baixo Vouga, em clínica de animais de companhia, e está atualmente ao serviço do Centro Veterinário de Berna, em Lisboa.