Vespa Asiática volta a ser avistada em Ílhavo.

2017-08-19 07:55

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia de São Salvador volta a denunciar a presença da vespa velutina, na Freguesia, após a denuncia feita por várias pessoas, dando conta da presença de três "ninhos primários (...) sendo possível que se verifiquem mais ninhos na zona".

A vespa asiática "é uma espécie predadora da abelha europeia que provém de regiões tropicais, cujo aparecimento no nosso país data já de 2011, sendo cada vez mais notada a sua presença no nosso território". "Esta vespa, de grande dimensão, mede cerca de 2,5cm e o seu corpo é castanho-escuro ou preto aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e um único segmento abdominal quase inteiramente amarelo-alaranjado".

É essencialmente na Primavera que constroem ninhos de grande dimensão, dando primazia a pontos altos e isolados. Não é só na apicultura que se sentem os efeitos da presença destas vespas, "uma vez que são carnívoras e são predadoras de abelhas, mas também no que diz respeito à saúde pública, embora não sejam mais agressivas que as vespas ditas normais, quando sentem os seus ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, sendo capazes de perseguir a sua ameaça por várias centenas de metros".