Verdes reclamam plano de limpeza para a Pateira "mais abrangente e controlo de invasoras".

2019-10-28 16:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Verdes abordaram problemáticas Ambientais das Zonas Húmidas em Aveiro e Coimbra e no caso da Pateira de Fermentelos reclamam um plano de limpeza mais abrangente e controlo de invasoras.

Uma delegação do Partido Ecologista Os Verdes que integrou a dirigente nacional do PEV, Heloísa Apolónia, esteve em Coimbra e em Barrô (Águeda) onde reuniu com o Núcleo Regional de Coimbra Quercus e com o Movimento SOS Rio Cértima / Pateira para abordar em particular alguns problemas ambientais com que as zonas húmidas se têm debatido, nomeadamente o baixo Mondego e o Rio Cértima.

No período da tarde, a delegação de Os Verdes realizou uma reunião / visita com o Movimento SOS Rio Cértima / Pateira, onde foi possível constatar a poluição das águas do Cértima, que alimentam a Pateira de Fermentelos.

Eloisa Apolónia seguiu a intervenção de limpeza do rio, nos concelhos de Águeda e de Oliveira do Bairro, financiada através do Fundo Ambiental, e identificou o alastramento de espécies invasoras, nomeadamente o pinheirinho de água, que cobre uma extensa área do rio comprometendo a sua biodiversidade e o ecossistema.

O PEV, dando seguimento à intervenção que tem sido realizada no rio Cértima e Pateira de Fermentelos, comprometeu-se com a população no sentido de “questionar o governo sobre a limpeza que decorrerá em apenas 10 dos 43km de extensão deste rio, assim como a breve prazo dará entrada de uma iniciativa parlamentar com vista ao controlo de espécies invasoras e de infestantes na Pateira de Fermentelos e despoluição do Rio Cértima e seus afluentes”.