Verdes preocupados com limpeza de rios do distrito.

2018-03-09 10:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Verdes exigem a despoluição dos rios Antuã, Ul, Ínsua e Caima. Em causa cursos que integram a bacia hidrográfica do Rio Vouga.

Estes rios têm ao longo do seu percurso um património como açudes, moinhos, pontes em pedra, praia fluviais, e a própria paisagem, que realça a interação das suas gentes com estes cursos de água ao longo dos tempos.

Por exemplo no Rio Antuã / Ul e seu afluente principal é possível encontrar vários moinhos de água com mais de dois séculos que o município de Oliveira de Azeméis transformou em Parque Temático Molinológico, localizado nas freguesias de Ul e Travanca, um espaço didático e de conhecimento para as crianças e jovens das escolas constituindo-se como um "museu vivo" das estruturas da confeção do pão e de moagem de cereais.

“Não sendo este fenómeno exclusivo destes rios é preocupante a quantidade de resíduos junto das margens, em determinados troços dos rios, nomeadamente garrafas, copos e outros plásticos que acabam por ser encaminados para o meio hídrico representando igualmente impactos graves no ambiente, nos ecossistemas concretos e nas espécies existentes nesses habitats“.

Os Verdes entregaram na Assembleia da República o Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que realize ações de monitorização, fiscalização e inspeção nas bacias hidrográficas dos rios Antuã, Ul, Ínsua e Caima, com o objetivo de prevenir descargas ilegais de águas residuais, designadamante de origem industrial e identifique as principais causas de poluição destes cursos de água e georreferencie os troços mais problemáticos.