'Valsas portuguesas' e cancioneiro marítimo dão mote à segunda edição da 'MILHA' em Ílhavo.

2018-10-25 08:49

Categoria: 

Concelho: 

Na estreia da 'MILHA', em 2017, celebrou-se o 60.º aniversário de Carlos Paião, e este ano, na segunda edição da "festa dos músicos e da música de Ílhavo, a música é outra". "São as trocas musicais no contexto da pesca do bacalhau dos anos 50 e o cancioneiro que envolve a temática marítima que dão o mote a três centenas de músicos ilhavenses e a três criações únicas para o festival".

O evento anual, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, organizado pelo '23 Milhas', projeto cultural do Município, e pela 'Cais do Som', decorrerá durante três dias, de 2 a 4 de Novembro, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré. "Convocam-se escolas de música, bandas, músicos a solo, filarmónicas, grupos de dança e até uma dupla de djs para celebrar e estimular a música em Ílhavo, sem desprezar o sempre presente legado do músico Carlos Paião", é referido pela Câmara.

À temática marítima, naturalmente ilhavense, juntou-se a proposta de Richard Simas (na foto), investigador e musicólogo americano, luso-descendente, que fez um levantamento etnográfico sobre os portugueses e as suas trocas na Terra Nova e encontrou uma peça de música tradicional de St. Johns, intitulada 'Portuguese Waltzes'. Esse legado foi deixado por um pescador ilhavense da 'Frota Branca' e Art Stoyles, um acordeonista local, apreendeu-a e tornou-a parte do seu repertório. Quer estas “valsas portuguesas”, como um vasto cancioneiro do mar, disponibilizado pelo Museu Marítimo de Ílhavo, foram o material de trabalho dos 14 grupos e artistas desafiados a tocar na 'MILHA'.

Destaque para os espetáculos de criação 'Maré de Solistas', em que um documentário marítimo é sonorizado ao vivo por cinco músicos locais, 'O Canto das Escadas' que junta o cantor Ricardo Fino, o Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo e o coreógrafo Luíz Antunes, e ainda 'Faina' que une vozes de vários estilos musicais, do pop rock à música popular, aos grupos de folclore do concelho de Ílhavo, orientados pela coreógrafa Susana Gaspar.

Na 'MILHA' atuam ainda os Edevez, André Imaginário e Vanessa Oliveira, This Fallen Curse, Vulto e os Whitenoise.