Vagos vai canalizar investimento para a qualificação do espaço público.

2016-06-16 10:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Investimento de 50 milhões de euros com captação do interesse da iniciativa privada e uma parte em fundos públicos, cerca de 18 milhões, ao longo dos próximos 15 anos. Vagos aposta na reabilitação urbana e quer privilegiar a ligação às zonas ribeirinhas no âmbito do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana da Vila de Vagos.

O programa estratégico surge como documento orientador da Operação de Reabilitação Urbana Sistemática para a Área de Reabilitação Urbana. A ORU compreende a elaboração de uma proposta de intervenção integrada dirigida à reabilitação do edificado e das infraestruturas assim como dos equipamentos e dos espaços verdes e urbanos de utilização coletiva.

A frente ribeirinha no canal do Boco e a faixa entre o Palácio Visconde Valdemouro e os Paços do concelho são algumas das áreas prioritárias. A área de intervenção tem 372 hectares centrando-se na área central de Vagos, centro cívico e administrativo, e deverá privilegiar a recuperação de edifícios, espaço público e a criação de equipamentos destinados à cultura e ao lazer.