Vagos celebra festas em honra do Divino Espírito Santo e Santa Maria de Vagos.

2017-06-02 11:39

Categoria: 

Concelho: 

Vagos inicia esta sexta as Festas de Vagos em Honra do Divino Espírito Santo e Santa Maria de Vagos.

Este evento realiza-se, maioritariamente, no centro da Vila de Vagos, no Jardim S. Sebastião, Anfiteatro Municipal e Biblioteca Municipal.

A abertura oficial deste espaço cultural está marcada para as 20h.

Do programa, merece especial destaque as cerimónias religiosas que tem início no dia 4 de junho, pelas 16h00, com a missa solene, na Igreja Matriz de Vagos, seguida da Procissão do Divino Espírito Santo, às 17h30.

No dia seguinte, 5 de junho, dia do município, realiza-se, pelas 10h00, a tradicional peregrinação à Nossa Senhora de Vagos e com missa solene às 11h00. Pelas 16h00, o Santuário de Vagos recebe, ainda, a benção e distribuição do Bodo. À noite, pelas 21h, tem início a Procissão das Velas, que sai do Santuário de Vagos em direção ao centro da Vila.

Tributo a Queen, Leandro e Matias Damásio são as principais figuras do cartaz de animação.

Em permanência estarão os espaços dedicados ao artesanato, cultura e gastronomia que se encontram no Jardim de São Sebastião, junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Vagos. Haverá um espaço gastronómico dinamizado por associações locais. Estarão também representadas neste evento as Juntas de Freguesia, os Estabelecimentos Escolares, IPSS, Associações Humanitárias, Ambientais, Culturais e Desportivas e haverá ainda um espaço recreativo com insufláveis dedicado aos mais novos. Ao mesmo tempo, estará patente, na Biblioteca Municipal, a exposição de pintura de Sandra Ferro.