Vagos assinala Dia Nacional dos Moinhos.

2024-04-05 07:47

Categoria: 

Concelho: 

Vagos assinala o Dia Nacional dos Moinhos com experiências turísticas para as famílias.

No âmbito da Comemoração do Dia Nacional dos Moinhos, que se celebra no dia 7 de abril de 2024, o Município de Vagos promove, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Ouca e Soza, Grupo Folclórico de Santo António de Vagos, Confraria Sabores da Abóbora, Associação Pró-Boco e os proprietários dos moinhos/azenhas do concelho, três dias de atividades e experiências únicas em torno do património molinológico, integradas num programa conjunto, que irá acontecer nos dias 6, 7 e 13 de abril de 2024.

Nos dias 6, 7 e 13 de abril, as Azenhas Barreto e Ti Luísa, o Moinho e Azenha de Ouca, os Moinhos Giratórios de vento Ti Pascoal e de Santo António de Vagos estarão abertos, em datas e horários específicos, de acordo com o programa, para todos aqueles que quiserem conhecê-los, por fora e por dentro.

Esta atividade realiza-se no âmbito da iniciativa nacional “Moinhos Abertos” da Rede Portuguesa dos Moinhos, que pretende abrir ao público, para acesso livre, tantos moinhos quantos for possível em todo o país.

Para além de visitas aos moinhos, os visitantes terão ainda oportunidade de usufruir de algumas experiências, com o objetivo de dar a conhecer e partilhar alguns dos costumes e tradições locais.

A manhã do dia 6 (sábado) será dedicada às “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco” onde será possível, na Azenha da Ti Luísa, experienciar todo o processo de fabrico da Broa Mimosa, desde a moagem do milho à confeção da massa e à sua colocação no forno.

No domingo, dia 7 de abril, o dia de atividades começa no Parque do Moinho e Azenha de Ouca.

De tarde, e de regresso à Aldeia do Boco, os visitantes podem participar na visita pascal que percorrerá as azenhas e moinhos do Vale do Boco.

O convite é feito pela Associação Pro.Boco que preparará tudo para que esta experiência seja única, com direito a Folar, Pão de Ló, Amêndoas e Bolos de Côco que estão sempre presentes nas mesas de Páscoa.

No fim de semana seguinte, sábado, dia 13, o programa dos moinhos abertos termina com “Tradições à Mesa na Casa Gandaresa”.