Utentes só deverão ir à Urgência Hospitalar em casos "mais graves". CHBV pede a colaboração da população "para uma boa gestão dos cuidados de saúde".

2017-01-02 18:12

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O Centro Hospitalar do Baixo Vouga lança o alerta para que, antes de se dirigirem às Urgências Hospitalares, as pessoas procurem apoio junto da linha telefónica Saúde 24 (808242424) e nos Centros de Saúde da sua área de residência.

Desde o passado dia 26 de Dezembro que, sobretudo, devido à atividade gripal, à semelhança do que se tem passado em todo o país, a afluência aos Serviços de Urgência do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Hospital de Aveiro e Hospital de Águeda) tem vindo a aumentar.

A Diretora Clínica do CHBV, Anabela Barcelos, recomenda que “todos os doentes que apresentem sintomas agudos (tosse, febre, dor de garganta/ouvidos) devem dirigir-se aos Centros de Saúde/Unidades de Saúde Familiar, cujas equipas estão preparadas para receber, tratar e, se for o caso, encaminhar para os Serviços de Urgência aqueles que considerarem necessitar de terapias específicas, sendo que estes terão prioridade relativamente aos que, com a mesma sintomatologia, se dirijam directamente ao hospital”.

O apelo a esta colaboração por parte da população "é muito importante, porque só com ela é possível libertar os profissionais para tratar as situações mais graves”, defende Anabela Barcelos. “Doentes com problemas de coluna ou outros do foro ortopédico, que não necessitem de atendimento no Serviço de Urgência devem dirigir-se aos médicos de família para que seja pedida a consulta de Ortopedia. Esta especialidade não tem lista de espera pelo que os doentes serão atendidos rapidamente”.