Utentes de instituição de Vagos relatam viagem a Madrid.

2017-09-01 11:30

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Apoio Social e Desenvolvimento de Santa Catarina, Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, sediada em Santa Catarina, Concelho de Vagos, Distrito de Aveiro, levou jovens num passeio a Madrid.

A resposta social de Residência Autónoma da CASDSC é composta por cinco pessoas portadoras de deficiência cognitiva, com idades compreendidas entre os 22 e os 58 anos. Sendo que quatro desses utentes estão integrados em mercado de trabalho, nomeadamente nas empresas GRESTEL e JPRIOR.

“E como tal a equipa da Residência Autónoma preparou um plano com o intuito de contribuir para um maior conhecimento de novas culturas e experienciar novas realidades até então inacessíveis, como andar de avião e visitarem outros países, que não os de origem, tendo como finalidade a integração social”.

A aventura é relatada pela instituição de Vagos que faz balanço positivo ao evento prometendo novas ações no próximo ano.

 

Relato da viagem:

“A realização de atividades com, e para, os utentes visa proporcionar uma vida mais ativa e criativa, assim como a melhoria das relações e da comunicação interpessoal, contribuindo para uma melhor participação na vida da comunidade, desenvolvendo assim a sua autonomia pessoal, bem como as suas competências sociais.

E assim começou a nossa aventura até Madrid, mais especificamente ao Estádio de Santiago de Bernabéu, um dos interesses comum dos utentes.

Saímos do Aeroporto do Porto rumo a Madrid, e começamos por visitar o Estádio, fazendo um Tour completo, tendo oportunidade de visitar as bancadas, o Museu com todas as taças do Real Madrid, os balneários, em especifico o lugar do nosso jogador favorito, o Cristiano Ronaldo, a Tribuna de Honra, o relvado e o Túnel, os bancos e zona técnica.

Seguiu-se o Parque do Retiro, o Palácio de Cristal, o Museu Nacional del Prado, e o Jardim Vertical. Fomos ainda ao Mercado de San Miguel tomar um café, e à Plaza Mayor visitar o Palácio dos Reis de Espanha.

No dia seguinte visitámos a Estação de Atocha, onde está o monumento em recordação das vitimas do atentado de 11 de Março de 2004, e ainda a Porta del Sol. Para finalizar fomos fazer umas pequenas compras na Gran Via, no centro de Madrid. E assim terminou a nossa aventura de dois dias em Madrid, com a certeza que este tipo de atividades enriquece e aumenta a auto-estima e qualidade de vida dos nossos utentes.

E, já há mais pedidos para o próximo ano… Barcelona. Será? Quem alinha connosco nesta aventura?”