Universidade de Aveiro sobe lugares e mantém-se entre as 500 melhores do mundo.

2015-10-02 08:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) é uma das quatro portuguesas que figuram entre as 500 melhores universidades do mundo, de acordo com a classificação atribuída na edição de 2015 do ranking Times Higher Education (THE), disponibilizado publicamente a 30 de setembro. A UA posiciona-se entre os lugares 401 e 500, a par das universidades do Porto, Coimbra e Nova de Lisboa. O Reitor sublinha a posição da UA “entre os 2,5 por cento de universidades consideradas as 500 melhores do mundo”.

Numa análise mais pormenorizada, a UA surge no lugar 448, tendo para tal contribuído a subida em alguns parâmetros de avaliação, dos quais se destacam o aumento de 17 por cento no número de estudantes internacionais, de 16 por cento no número de artigos por docente/investigador e ainda subidas na coautoria internacional, nas receitas de investigação e no ensino.

O Reitor da UA, Manuel António Assunção, salienta a consistente melhoria da prestação da instituição em vários parâmetros e ao longo das sucessivas edições do ranking. Por outro lado, considera que, embora exista um caminho a percorrer, “e muito já foi percorrido”, estes resultados são ainda relevantes para a imagem que estudantes estrangeiros e parceiros internacionais têm da UA.

A instituição portuguesa melhor posicionada no ranking THE deste ano é, curiosamente, o Instituto Superior Técnico que passou a estar integrado na Universidade de Lisboa, após junção das universidades Clássica de Lisboa e Técnica de Lisboa numa só instituição, facto que leva Manuel António Assunção a sublinhar o terceiro lugar da UA - e não o 4º lugar como decorre da tabela - entre as universidades portuguesas.

A Universidade do Porto ocupa a posição 430 e Coimbra está no lugar 432. UA aparece na posição 448. Seguem-se a Nova de Lisboa (481), Minho (519) e Lisboa (539).

No topo da tabela mantém-se o California Institute of Technology, EUA, seguindo de Oxford (Reino Unido), Stanford (EUA) e Cambridge (RU).