Universidade de Aveiro recebe debate sobre o oceano profundo.

2020-01-23 10:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro recebe debates sobre o oceano profundo e tecnologias digitais para a saúde.

Oceano profundo e tecnologias digitais para a saúde e bem-estar são os temas de dois encontros científicos, com sessões públicas, que vão decorrer esta sexta, na Universidade de Aveiro.

O encontro sobre oceano profundo refere-se à primeira reunião do grupo de trabalho "Roadmap for a Standardised Global Approach to Deep-Sea Biology for the Decade of Ocean Science for Sustainable Development” do Scientific Committee on Oceanic Research (SCOR) que decorre entre 22 e 24 de janeiro.

Este grupo é coordenado pelo Centro de Estudos de Ambiente e do Mar, laboratório associado da UA, e procura responder a necessidades identificadas pela ONU.

Na sexta decorre uma sessão pública, na sala 9.1.1. do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, a partir das 14h30, com a presença de investigadores nacionais e internacionais e do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

A ONU declarou 2021-2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

No roteiro da Década, as Nações Unidas reconhecem a falta de dados sobre o oceano profundo como um obstáculo à gestão sustentável dos oceanos e pede à comunidade científica colaboração e coordenação na planificação da ciência oceânica.

A comunidade científica do oceano profundo respondeu a este desafio através de duas iniciativas internacionais: o “Deep-Ocean Stewardship Initiative” (DOSI), que contribuiu para a identificação das questões científicas prioritárias para a Década e do potencial tecnológico para as responder, e o Scientific Committee on Oceanic Research” (SCOR), que apoia um grupo de trabalho cuja missão é planear uma abordagem global, com metodologias padronizadas e adaptadas aos diferentes habitats, para a aquisição e integração de dados biológicos do oceano profundo e criar meios de transferência de tecnologia e capacitação de recursos humanos para as ciências oceânicas.

Historicamente, uma das grandes limitações ao conhecimento do oceano profundo é uma abordagem fragmentada e enviesada, com dados colhidos, essencialmente, no hemisfério norte e em zonas económicas exclusivas de países desenvolvidos.

Quanto ao 1º seminário de estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar pretende ser um fórum de discussão para estudantes que se encontrem a desenvolver trabalhos de investigação relacionados com soluções baseadas em média digitais inovadoras, capazes de melhorar a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

Este seminário é uma iniciativa inédita do grupo de E-health & Wellbeing do centro de investigação DigiMedia, da UA.

O keynote speaker do seminário será Jose Colucci, professor do Design Institute for Health da University of Texas/Austin (UTA), que dinamizará também o workshop em "Design for Health".