A Universidade de Aveiro promove reflexão alargada sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

2017-02-25 16:29

Categoria: 

Concelho: 

De fevereiro de 2017 a outubro de 2018, o Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA (DAO) promove uma reflexão aberta à comunidade académica e alargada à região de Aveiro em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Todos os meses os participantes são convidados a refletir sobre um Objetivo e desafiados a realizar ações concretas relacionadas com ele. A "Erradicação da Pobreza" é o tema do mês de fevereiro.

O programa de atividades deste mês integra a divulgação de instituições de solidariedade que trabalham no combate à pobreza na Região de Aveiro e a organização de uma tertúlia para discussão do tema com a participação de representantes do DAO, dos serviços de ação social da UA, da Câmara Municipal de Aveiro, da Cáritas e das Florinhas do Vouga.

A tertúlia está agendada para o dia 1 de março, às 15h15, no Anfiteatro do DAO. Com entrada livre, esta iniciativa pretende conhecer a situação atual da pobreza no Município e na UA, bem como os projetos em curso de combate à pobreza, em especial os mais relacionados com a dimensão ambiental, desenvolvidos pelas instituições participantes.

Este será o ponto de partida de um total de 17 meses, onde se espera que uma reflexão conjunta e participativa seja uma ajuda para a concretização destes Objetivos tornando a comunidade do DAO, do Campus e da Região de Aveiro mais ativa em prol do Desenvolvimento Sustentável.

Estas iniciativas terão presentes as questões “Como equacionar a dimensão ambiental no contexto de cada objetivo?”, “Como exercemos e divulgamos o nosso saber/conhecimento sobre o tema?”, “Já contribuímos para a prossecução do Objetivo?”, “Como contribuímos?”, “Como poderemos contribuir?”.

Os 17 ODS (http://www.unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel) foram definidos pela ONU e pretendem contribuir para uma visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os decisores e os cidadãos.

Parte de uma lista de ações a alcançar (até 2030) a bem da sociedade e do Planeta estes objetivos foram aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da ONU e visam resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás.

Os ODS abrangem várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico, ambiental) e aspetos relacionados com a paz, a justiça e a governação.

texto: UA