Universidade de Aveiro: Paulo Ferreira já tomou posse como Reitor.

2018-05-08 17:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Paulo Jorge Ferreira é o novo Reitor da Universidade de Aveiro. Sucede a Manuel Assunção que se despediu de funções depois de dois mandatos na liderança da Academia de Aveiro.

Paulo Jorge Ferreira foi eleito Reitor da UA no passado dia 13 de Março.

O sucessor de Manuel António Assunção obteve 14 votos em 19 possíveis, que correspondem ao número de membros do Conselho Geral da UA, contra os 4 votos alcançados pelo outro candidato, José Fernando Mendes e um voto em branco.

O Programa de Acção do novo Reitor, que agora inicia funções, assenta em vários "grandes pilares" (valorização dos membros da comunidade académica; interligação e capacitação da investigação; aprofundamento da relação entre a UA e a região; reforço na ação social; aposta no desporto e valorização do património da UA). (com áudio)

A cerimónia, realizada esta tarde, contou com a intervenção do Presidente do Conselho Geral, Eduardo Marçal Grilo que falou de lideranças "fortes, lúcidas e motivadoras" na UA. (com áudio)

O Presidente do Conselho de Curadores, António Correia de Campos sublinhou a sua disponibilidade para "ajudar à construção" de um projecto inovador. (com áudio)

Integram a equipa Reitoral, na qualidade de Vice-Reitores, os Professores Artur Silva (Investigação, inovação e formação de terceiro ciclo), Jorge Adelino Costa (Ensino e formação), Luís Filipe Castro (Qualidade, comunicação, eficácia e eficiência), Eduardo Castro (Cooperação Universidade-Sociedade) e Alexandra Queirós (Vida nos campi e bem-estar).

O grupo de Pró-Reitores vai ser constituído pelos docentes João Coutinho (Internacionalização da Escola Doutoral da UA), Sandra Soares (Inovação curricular e internacionalização da formação dos primeiros e segundos ciclos), Filipe Teles (Cooperação interinstitucional nos domínios do desenvolvimento regional e da política de cidades), Manuel Senos Matias (Desporto), Ana Velosa (Sustentabilidade dos campi), José Vieira (Sistemas de informação) e Augusta Ferreira (Planeamento estratégico).

O Programa do Reitor que agora inicia funções dá especial relevo às pessoas “a ideia da UA como um espaço humano, com voz e presença, vivo e ouvido, guiará a minha atuação e é uma componente estruturante deste programa de ação”.

Para o Ensino, o novo responsável propõe-se criar e afirmar a marca UA Interdisciplinar através do desenvolvimento do conceito de unidade curricular partilhada e multidisciplinar e da criação de mecanismos para as empresas e organizações apresentarem propostas de temas a trabalhar em sede de projeto, tese e dissertações e com o intuito de alargar a rede de estágios, para todos os níveis de ensino.

Na Investigação, e no encalce de uma UA Interdisciplinar, pretende-se intensificar o contacto entre as unidades de investigação por forma a estimular a partilha de experiências, a troca de informações e a melhoria de prática. A criação de um Conselho de Centros de Investigação, que se constitua um espaço de reflexão estratégica e funcional para as Unidades de Investigação e Desenvolvimento da UA, a promoção do contacto de estudantes desde o primeiro ciclo de ensino com a investigação e a conceção do Serviço de Apoio a Projetos são algumas das missões que Paulo Jorge Ferreira leva para a Reitoria.

Quanto ao contexto geográfico da UA, o objetivo é “crescer com a região olhando o mundo”, propondo-se, portanto, entre outras medidas, a formação e dinamização do Conselho para a Cooperação, o reforço da ligação da UA com o tecido económico da região - através do aumento da formação de técnicos qualificados e de programas de aprendizagem ao longo da vida - e o incremento de projetos de investigação com empresas.

Na área da Ação Social, Paulo Jorge Ferreira deseja “ajustar o Modelo Social Interno da UA para um crescimento anual mínimo de 6 por cento, no quadriénio 2018–2022, de forma a combater o abandono escolar e aumentar a capacidade de resposta” da UA. Pretende-se, ainda, intensificar o apoio aos estudantes com necessidades especiais, ampliar o complexo de residências do Crasto, dando atenção à situação das residências em Águeda e estudar e avaliar a situação relativa ao alojamento em Oliveira de Azeméis.

Para o quadriénio 2018-2022 está pensado também um reforço no desporto com a criação nos Serviços de Ação Social de uma divisão para o desporto e cultura e com a nomeação de um Pró-reitor para esta área. Expandir o complexo desportivo em torno do Pavilhão Prof. Doutor Aristides Hall com a construção de uma nave, estabelecer a UA como polo de desenvolvimento do desporto adaptado, propondo e celebrando protocolos com Associações Desportivas e Centros já existentes no distrito, e estudar a construção de circuitos de manutenção nos campi de Santiago e Crasto são algumas das medidas propostas neste campo.

Por fim, uma atenção especial para o espaço físico da UA. Criar novas oportunidades para a comunidade UA se encontrar e relacionar, continuar a remover as barreiras arquitetónicas existentes na Academia, intervir na Praça Central para aumentar a interação social, trazendo os estudantes e os antigos alunos para o coração do campus são algumas das propostas pensadas a este nível.