Universidade de Aveiro no consórcio Universidade Europeia com financiamento garantido.

2019-06-27 07:17

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro integra o modelo inovador de formação superior com financiamento aprovado pela UE e sustentado na integração do consórcio europeu de universidades inovadoras.

É, agora, oficialmente, Universidade Europeia.

Num projeto piloto de três anos, o Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), de que a Universidade de Aveiro (UA) faz parte, vai ser pioneiro na oferta de um modelo de formação superior inovador à escala europeia.

A proposta de criação da Universidade Europeia, apresentada a 28 de fevereiro pelo ECIU, recebeu esta quarta-feira, 26 de junho, luz verde da Comissão Europeia. O projeto que quer mudar o paradigma do ensino superior vai ser lançado oficialmente em novembro.

“A Universidade ECIU constitui uma proposta de uma Universidade Europeia com conceito disruptivo em termos de modelo educacional. Neste conceito de Universidade dar-se-ão respostas aos desafios da sociedade e da indústria”, explicava o Vice-reitor da UA Artur Silva, aquando da candidatura.

O responsável pela área da investigação da Academia de Aveiro, uma das 13 universidades pertencentes ao ECIU que inclui ainda alguns gigantes da indústria aeronáutica, farmacêutica e de computação, garantia então que, sendo a proposta de financiamento aprovada pela UE, os parceiros do Consórcio estariam prontos para fornecer soluções para os referidos desafios e novos conhecimentos a estudantes de toda a Europa. E acrescentava: “Alguns estudantes usarão estes conhecimentos para os seus diplomas, enquanto outros utilizá-los-ão somente para obter passaportes de competências. Este será também um outro aspeto inovador da Universidade Europeia ECIU”, explicava Artur Silva.

As Universidades Europeias são alianças transnacionais de estabelecimentos de ensino superior de toda a União Europeia que partilham uma estratégia de longo prazo e promovem os valores e a identidade europeus.

A iniciativa, que teve origem num desafio proposto pelo presidente francês, Emmanuel Macron, visa reforçar significativamente a mobilidade dos estudantes e do pessoal e promover a qualidade, a inclusão e a competitividade do ensino superior europeu.

A Universidade Europeia ECIU estará aberta a estudantes, investigadores, indústria e sociedade europeia em geral e ministrará formação interdisciplinar, flexível e à medida das necessidades de quem a procura.

Para além de uma formação à medida, será orientada para a resolução dos desafios levantados pela indústria e pela sociedade e focar-se-á na resposta ao objetivo da ONU de Desenvolvimento Sustentável, pelo que os estudantes lidarão com problemas reais e fulcrais para a sociedade e ajudarão a moldar um mundo melhor.

Sander Lotze, diretor do projeto da Universidade ECIU congratula-se.

“A Universidade ECIU é um projeto muito ambicioso. Chamou a atenção de empresários e especialistas em educação de todo o mundo. Estou muito feliz com todo o feedback positivo recebido até agora e convido calorosamente a sociedade, pesquisadores, estudantes e partes interessadas a apresentarem desafios da vida real com os quais podemos trabalhar na Universidade ECIU”.

O Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira destaca que “a Universidade de Aveiro é uma das primeiras Universidades Europeias reconhecidas e financiadas pela Comissão Europeia. O sucesso da proposta do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras, de que somos membros fundadores desde 1998, confirma a atualidade e importância dos princípios a que a Universidade de Aveiro se tem mantido fiel há 45 anos: a internacionalização e a relação com a região. A Universidade Europeia é mais um passo na afirmação além-fronteiras da Universidade de Aveiro e permitirá proporcionar aos nossos estudantes uma experiência internacional mais rica. As universidades que integram esta Universidade Europeia têm em comum a preocupação com a região e a ligação ao tecido empresarial. Estas características foram importantes para o sucesso da candidatura, mas eu quero destacar o esforço de todos os que ao longo de 45 anos dedicaram as suas vidas a este projeto ambicioso e voltado para o futuro: a Universidade de Aveiro”.

O lançamento oficial do projeto será em novembro de 2019. A partir de 2020, os estudantes, trabalhadores e colaboradores externos terão a oportunidade de participar no desenvolvimento deste sistema de educação inovador.

Ao desenvolver este novo modelo educacional, a Universidade ECIU responde aos desafios sociais urgentes que o mundo enfrenta. "Esses desafios só podemos resolver em conjunto com nossos alunos mais empreendedores e com os nossos melhores investigadores e especialistas da sociedade", diz o presidente da ECIU, Victor van der Chijs (Universidade de Twente).

“Esta subvenção da UE confirma que o nosso consórcio lidera na inovação e no ensino e aprendizagem, estando na direção certa quando se trata de reinventar a relação das universidades com a sociedade e os desafios que as rodeiam.”

A Universidade ECIU criará uma plataforma europeia onde estudantes, investigadores, sociedade e indústria poderão trabalhar juntos para encontrar soluções inovadoras para os desafios da vida real. Isso aumentará a flexibilidade da educação ao conceder aos alunos "micro-créditos" para cursos individuais, que eles podem reunir num passaporte de competências adaptado às suas necessidades, em vez de oferecer um grau fixo de "tamanho único".

Esta maior flexibilidade também permitirá que os aprendentes ao longo da vida possam aceder a formação superior mais facilmente. A Universidade ECIU trabalhará em estreita colaboração com a sociedade, estabelecerá laboratórios pop-up para testar inovações em práticas de ensino e investigação e promoverá ideias para melhorar a mobilidade física, combinada e virtual entre as universidades.

A mobilidade e a colaboração transnacional estão no centro da Universidade ECIU. Para facilitar as relações entre os membros, serão criados três Centros de Inovação (Challenge Innovation Hubs), em Linkoping, Hamburgo e Barcelona.

O plano para a Universidade ECIU foi cocriado com a indústria, organizações públicas, sociedade, académicos, futuros e atuais alunos de toda a Europa. Os parceiros industriais das universidades e quase todas as autoridades públicas regionais também apoiam a criação da Universidade ECIU, incluindo a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Ribau Esteves, presidente da CIRA lembra que os municípios apoiaram a candidatura.

“A Região de Aveiro, que apoiou formalmente esta candidatura, dá os parabéns à nossa Universidade de Aveiro, por ter visto o seu projeto aprovado. Este é um projeto com o qual estamos comprometidos, ajudando a desenvolver em Aveiro um ecossistema de inovação cada vez mais forte, continuando o trabalho, agora ainda mais afincado, de promoção do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras, por toda a Região. A aprovação da candidatura da UA é a prova de que Aveiro é um território das novas tecnologias e da inovação, que fazemos cumprir todos os dias."

Entre as empresas industriais que apoiam esta iniciativa estão a Airbus, a Cisco, a Engineering Ingegneria Informatica SpA, a Ericsson AB, a Intel, a Lietuvos Energija, a Lyse Group, a NXP, a Ponsse, a Sandoz Industrial Products, a Gruppo Novartis, a Sick AG e a Suez Environment.

Importa referir que das 54 candidaturas recebidas, foram selecionadas 17 universidades europeias, num total de 114 estabelecimentos de ensino superior de 24 Estados-Membros, com base numa avaliação realizada por peritos externos independentes, incluindo reitores, professores e investigadores.

No total, está disponível um orçamento máximo de 85 milhões de euros para as primeiras 17 Universidades Europeias. Cada aliança receberá até 5 milhões de euros nos três anos seguintes para implementar os seus planos e “começar a mostrar o caminho a outros estabelecimentos de ensino superior em toda a UE”.