A Universidade de Aveiro 'no caminho da sustentabilidade ambiental'.

2015-06-05 10:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

No Dia Mundial do Ambiente, o Grupo de Missão para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Aveiro (UA) relembrou acções da Academia Aveirense no seu percurso para a sustentabilidade. O Grupo destaca cinco acções que contribuem para construir o caminho do futuro.

Ontem assinalou-se o Dia Mundial do Ambiente. Foi criado, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, com o objetivo principal de assinalar acções positivas de protecção e preservação do ambiente, promovendo a consciencialização mundial para as questões ambientais.

A Universidade de Aveiro (UA) "desde sempre adoptou a protecção e preservação do ambiente como pilares da sua missão e do seu desenvolvimento, sendo pioneira, em Portugal, na abordagem pedagógica integrada dos problemas ambientais, criando em 1976/77 o primeiro Curso de Engenharia do Ambiente no nosso país. Desde a década de 70, a UA tem continuado o seu percurso rumo à sustentabilidade, desenvolvendo formação a nível de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, apoiada em atividades de investigação, reconhecidas nacional e internacionalmente".

"São muitas as ações da UA rumo à sustentabilidade". Salienta-se a plantação, no seu 40.º aniversário, de 40 árvores, o que sendo um acto simbólico revela a importância conferida ao desenvolvimento sustentável. As diversas acções da UA, "num esforço de modernização e de competitividade, atestam bem o seu compromisso efetivo com o ambiente, enquanto instituição de ensino, mas também como agente social".